Sala de exibição contará com adaptações para que as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possam desfrutar da experiência sem perturbações
Com a proposta de promover a inclusão de todos que desejam vivenciar uma experiência única nas salas de cinema, o Tivoli Shopping e o Moviecom Cinemas estreiam, no próximo dia 28, o projeto “MovieCOMtodos”, uma sessão de cinema especial, adaptada para quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). O filme em cartaz será a animação infantil O Lendário Cão Guerreiro.
“O acesso ao lazer e ao entretenimento é um direito de todos, por isso, consideramos esse projeto importante, pois ele promove a inclusão social dos autistas”, destaca Paula Funichello, coordenadora de Marketing do shopping.
“Esse projeto já ocorre com sucesso em unidades do Moviecom em outras cidades do país e agora chega também aqui na unidade do Tivoli. Estamos animados com essa novidade”, afirma Marcela Ribeiro, gerente do Moviecom de Santa Bárbara d’Oeste.
Luzes apagadas, som alto e trailers são características comuns das salas de cinema, mas que podem incomodar – e muito – a quem tem TEA. Para proporcionar um ambiente mais agradável, a sessão especial será adaptada com ajustes fundamentais às peculiaridades sensoriais desse público: algumas luzes de dentro da sala do cinema ficarão acesas, o som terá o volume reduzido e a porta de entrada da sala permanecerá aberta para que o público possa entrar e sair quando necessário. Além disso, não haverá exibição de propagandas e trailers, a sessão já começará no filme.
“Muitas famílias deixam de ter um maior convívio social e não vão ao cinema com suas crianças autistas por receio, por medo de arriscar ou até vergonha de como pode ser a reação das outras pessoas e do autista em situações que não sejam confortáveis para ele. Então, essas adaptações foram pensadas para que os autistas possam se sentir mais à vontade e, assim, eles e suas famílias consigam curtir a sessão de cinema”, explica Vivian Ribeiro Bardoni. Ela é mãe de João Pedro, de 11 anos, que é autista, criadora da página Na Contramão do Autismo e compartilha nas redes sociais informações sobre o assunto. Vivian está prestando consultoria ao Moviecom do Tivoli Shopping para a implantação do projeto MovieCOMtodos em Santa Bárbara d’Oeste.
As sessões adaptadas serão realizadas mensalmente, sempre aos domingos, às 11h. O dia e horário, de acordo com Vivian, também foram planejados pensando na reação dos autistas, com a ideia de minimizar qualquer desconforto. “Aos domingos de manhã, o shopping, geralmente, tem um movimento menor, e não haverá mais salas com exibição de outros filmes, o que elimina a chance de formação de filas e outras variáveis que possam ser desorganizadoras a quem tem TEA”, observa. “É uma oportunidade para trabalharmos a socialização dessas crianças. Já são tão limitantes e escassas as opções de lazer para esse público, então, acho que esse projeto é muito importante e um grande ganho para essa comunidade”, acrescenta Vivian.
Para as sessões do MovieCOMtodos, os ingressos terão preço de meia-entrada, tanto para os autistas quanto para seus acompanhantes. A compra pode ser feita de forma antecipada ou na hora, mas a venda dos ingressos para essa sessão especial só será feita na bilheteria do cinema, de forma presencial. Não haverá venda online.
Sobre o shopping
Inaugurado em novembro de 1998, o Tivoli Shopping é administrado pela AD Shopping. O empreendimento conta com 142 operações, distribuídas em um único piso, entre elas âncoras e megalojas (Riachuelo, Renner, C&A, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa, Casas Bahia, Kalunga, Zanini, Danny Cosméticos, Lojas União e Cobasi).
O Tivoli Shopping possui o Certificado Internacional REC Standard (I-REC), que reconhece que 100% da energia consumida pelo shopping é proveniente de fontes renováveis, como a eólica, e demonstra a conduta sustentável para a contribuição da redução de emissão de gases de efeito estufa, além de ter equivalência aos créditos de carbono.
Site: www.tivolishopping.com.br | Facebook: Tivoli Shopping | Instagram: Tivoli Shopping
Sobre a AD Shopping
A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por 40 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São 30 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers.
O Grupo AD lançou recentemente a AlugueON, plataforma digital de locação de lojas e merchandising, que vai facilitar a prospecção dos locatários na obtenção do ponto comercial em sua estratégia de expansão comercial; seja em lojas, quiosques ou mídia no mall.
Visite: www.adshopping.com.br, www.admall.com.br e www.alugueon.com.br