O Shopping Praça Nova Santa Maria promove, a partir desta segunda-feira, a exposição “Compreendendo o TEA”, uma parceria do Praça com a Fisma, por meio do Centro Clínico Compreender para Atuar, e com a Asaphoto. O objetivo da exposição é ampliar a conscientização sobre o transtorno do espectro autista (TEA), durante o chamado Abril Azul.
A exposição, desenvolvida sob responsabilidade técnica da Educadora Especial e Professora da Fisma, Dr.ª Jéssica de Oliveira, traz quadros que destacam aspectos relevantes a serem considerados quando se pensa em pessoas com Transtorno Espectro Autista, com embasamento científico e afeto.
_ A inclusão é uma bandeira muito importante para a gente aqui no Praça. Para autistas, já temos abafadores, kits sensoriais, cordões de identificação e vagas de estacionamento disponíveis o ano todo, para promover uma melhor experiência para esse público. Então, essa exposição faz todo o sentido para a gente e temos certeza de que será uma oportunidade única de conhecimento e promoção da conscientização _ avalia a superintende do Shopping Praça Nova Santa Maria, Heliane Simones.
Dentre os temas, estão o que se entende por autismo, direitos, importância da rede de apoio e família e aspectos sensoriais.
A exposição conta, ainda, com a mostra “Quanto sentir cabe em um corpo?” de Ana Laura Ruchiga e Lia Matias. Aninha é educadora musical, autista e estudante de Psicologia na Fisma. Lia é publicitária, estudante de Psicologia na Fisma e artista cotidiana com apreço pela fotografia de processos.
No dia 22 de abril, no turno da tarde, ambas as artistas estarão no local da exposição para uma interação com o público permeada por cliques de câmera e pinceladas de tinta a óleo.
Por fim, no dia 27 de abril, a partir das 15h, haverá uma “Mateada de Conscientização” no local, com a presença de profissionais que atuam no Centro Compreender para Atuar, para bater um papo com a comunidade e tirar dúvidas sobre o TEA.
Ainda, durante a exposição, haverá uma mesa e bancos para crianças pintarem. Além disso, a Asaphoto, apoiadora dos eventos, sorteará um ensaio fotográfico para as pessoas que frequentarem o evento e preencherem o cupom disponível no local.
As atividades são abertas ao público e gratuitas e ocorrem em frente ao cinema.