Movimento internacional nascido na Itália, o Banco Vermelho chega ao Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho (PE), nesta quarta-feira (dia 20) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao feminicídio. A ação ocorre na praça em frente ao Home Center Tupan a partir das 16h30. O banco vermelho permanece no local até o próximo mês. A iniciativa é uma promoção da Uninassau em parceria com o Shopping Costa Dourada.
Símbolo da ação, o banco representa mais que um local de descanso. O mobiliário convida as pessoas a sentar e refletir e também as encoraja a se levantar e agir. Cada banco possui uma frase de reflexão e também um QR code que direciona o público para os canais de apoio a mulheres em situação de violência. A Uninassau firmou parceria com o Instituto Banco Vermelho em março deste ano, sendo a primeira universidade do Brasil a apoiar o projeto.
Instituto Banco Vermelho
Criado em 2016, na Itália, o movimento Banco Vermelho é uma ação de ocupação urbana visando a luta contra o feminicídio. A iniciativa está presente em diversos países. No Brasil, ela teve início pelo Recife em novembro de 2023, graças à publicitária e ativista de gênero Andréa Rodrigues e à gestora de Marketing Paula Limongi, duas recifenses que enfrentaram o impacto do feminicídio em suas vidas a partir da perda de amigas. Juntas, elas fundaram o Instituto Banco Vermelho, dedicado à luta contra o feminicídio.
A iniciativa tem como objetivo a conscientização da sociedade para a causa a partir da instalação de bancos vermelhos (cenográficos e funcionais) em espaços públicos e privados. O Instituto também atua na articulação com os diferentes poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), bem como com empresas privadas, para o desenvolvimento e engajamento de ações que possam ampliar a pauta junto à população. O movimento realiza ainda ações culturais e educativas voltadas ao tema.