Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com a realização do evento ‘Talk Show – Informar é Incluir’
A iniciativa é uma organização do Autismo Sergipe, em parceria com RioMar Aracaju, e visa informar, orientar e conscientizar a sociedade sobre o TEA
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o RioMar Aracaju, em parceria com o Autismo Sergipe(@autismosergipe) abraça algumas ações alusivas à data, neste fim de semana, dias 22 e 23. O evento irá promover momentos de interação do público com autistas adultos, mães de pessoas com TEA, terapeutas e ativistas.
O espaço estará aberto à sociedade em geral, para troca de informações, orientação e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No sábado (22), o evento irá oferecer contação de histórias, oficinas sensoriais e circuito de brincadeiras comandado pela Desenvolve Kids, marca presente na loja colaborativa Ohana – localizada no piso L2 do RioMar -, que trabalha com brinquedos e jogos voltados ao público infantil. Das 14h às 18h, o público terá acesso gratuito a todas as ações ofertadas através da parceria com a Desenvolve Kids.
Já no domingo (23), acontecerá o Talk Show – Informar é Incluir, das 16h às 19h30, que contará a participação de profissionais para uma roda de conversa e troca de informações com o público em geral. Entre as integrantes da ação estão: Lorena de Castro, servidora pública que atua como coordenadora do atendimento LGBTQIAP+ no Instituto de Identificação do Estado de Sergipe, autista, TDAH Hiperativa impulsiva, doutoranda em Letras pela UFS e membro do Coletivo Autista de Sergipe (CAS); Anna Cecília Cacho, mãe de autista, advogada graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Direitos Fundamentais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM; Viviane Cardoso Batista, mãe atípica, graduada em design gráfico pelo Instituto Europeu de Formação Profissional, empresária, idealizadora da Ritual V, RV Cosméticos, evento Master Nails e loja de brinquedos educativos Dunitê e Renata Aragão, psicóloga clínica, especialista em terapia cognitiva e comportamental, hipnoterapeuta clínica e formação em comunicação não violenta.
A iniciativa também contará com a mostra de Luiz Felipe Freitas, que estará expondo suas produções gráficas e artesanais, e promovendo tarde de autógrafo do livro ‘Meu Mundo em Desenhos’. O artista foi diagnosticado com TEA aos 3 anos de idade e aos 5, quando aprendeu falar, iniciou sua trajetória no desenho. Sempre abordando os animais selvagens como tema, hoje, aos 20 anos de idade, além dos desenhos, Luiz Felipe produz em massa de modelar e biscuit réplicas de seus animais favoritos.
Todas as atividades serão realizadas no piso L1, ao lado do restaurante Madero, das 16h às 19h. A contação de histórias, oficinas e circuito de brincadeiras acontecerá das 14h às 18h. Já a exposição de Luiz Felipe Freitas estará aberta à visitação das 14h às 18h, na sexta e domingo, e no sábado, das 16h às 19h. Todos os eventos terão entrada gratuita.
“Durante o mês de abril estaremos promovendo ações de conscientização sobre o TEA, buscando levar informações sobre o transtorno, pois acreditamos que o conhecimento sempre será o caminho para combater o preconceito. Durante 3 dias, iremos debater temas relevantes que têm como objetivo ultrapassar a barreira do preconceito e promover a inclusão. E nesta luta, o Autismo Sergipe é abraçado pelo RioMar, que abre suas portas para acolher a nossa causa”, pontua a psicóloga Savylla Santos, uma das criadoras da página Autismo Sergipe.
“Através da política de inclusão do Grupo JCPM, o RioMar está sempre de portas abertas para abraçar causas que fomentam e visam conscientizar a sociedade acerca da diversidade. O RioMar já disponibiliza vagas exclusivas para autistas, sessão de cinema especial para pessoas com TEA, além do serviço de empréstimo de abafadores de ruídos, para o conforto de todos que possuem hipersensibilidade auditiva. E ainda para este ano, estamos trabalhando em novos serviços que irão garantir tranquilidade no acesso e permanência dos autistas e familiares em nosso shopping”, adianta a gerente de marketing do RioMar Aracaju, Danielle Sônego.