Projeto Sergipanidade Viva
A intervenção artística, que colore a escadaria do estacionamento do RioMar Aracaju, contou com o apoio do Instituto JCPM e a participação de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek
Visando potencializar diferentes linguagens artísticas e proporcionar o desenvolvimento sociocultural de estudantes de escolas públicas localizadas no entorno dos empreendimentos administrados pelo Grupo JCPM, em 2022, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, investiu em diversas atividades voltadas para as artes.
Entre as ações, o Instituto, em parceria com o RioMar Aracaju, promoveu o projeto ‘Sergipanidade Viva’, com o objetivo de vestir as escadarias localizadas no estacionamento coberto, com uma roupagem artística e instagramável, através do grafite. O projeto contou com a participação de jovens do IJCPM, além de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek (EMEFJK), localizada no bairro Coroa do Meio, próximo ao shopping.
A primeira etapa do processo aconteceu em julho, na EMEFJK, com uma oficina de grafite promovida pelo Instituto. As aulas, entre teóricas e práticas, foram ministradas pelo artista visual Dom Kobe e tiveram duração de mais de 10 horas. Cerca de 11 alunos das duas instituições, com idades entre 13 e 19 anos, participaram da ação. Nesta fase, os alunos receberam noções de desenho, pintura e treinaram a técnica do grafite na própria escola.
Em um segundo momento, os alunos que se destacaram na oficina foram convidados para conhecer o local onde os painéis seriam grafitados e participar da última aula prática. Sob orientação de Dom Kobe, os jovens puderam imprimir nas paredes do espaço algumas expressões artísticas, trazendo como temática o folclore, a natureza e pontos turísticos sergipanos.
O ambiente, que antes servia como uma opção de acesso para os frequentadores do shopping, transformou-se em um espaço onde a arte e a sergipanidade passaram a fazer parte de um cenário matizado pela alegria das cores. O projeto, assinado por Dom Kobe, contou com a colaboração dos jovens talentos para a finalização das artes dos painéis.