espaço do

ASSOCIADO

Primeira vez no cinema: mulheres Quilombolas assistem Mulher-Rei no Salvador Norte

Quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Ontem, 07/03, um grupo de cerca de 30 mulheres quilombolas de Ilha de Maré, acolhidas pelo programa Mãe Salvador, estiveram em um cinema pela primeira vez para assistir “Mulher Rei”. A ação aconteceu no Cinépolis do Salvador Norte como parte da programação municipal Março Mulher, que conta com uma série de atividades voltadas para o público feminino.

Aplausos, gritos de guerra, risos e lágrimas marcaram as 2h15min de exibição. Na tela, a história de Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX e que comandou um exército de mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. Nas poltronas, mulheres, em sua maioria marisqueiras e pescadoras, que se identificavam com a coragem e determinação como armas para a luta diária. “Estou muito feliz com essa oportunidade, eu nunca estive em num cinema, estou muito maravilhada”, descreveu Eliene da Cruz, 53 anos.

Emocionada, após o filme, a secretária de Política para Mulheres Infância e Juventude de Salvador (SPMJ), Fernanda Lordelo, avalia que, quando se pensa em mulher é necessário refletir sobre a inclusão de todas, sobretudo as que vivem em comunidades mais distantes e regiões com acessos limitados. “Dentro de uma observação integral, a Prefeitura vem trabalhando para disponibilizar acesso a todas. Hoje estamos aqui não só para apresentar a essas mulheres o que é uma sala de cinema, mas para pensar políticas que incluam essas mulheres, cada vez mais no viés social”.

Para Gabriela Simões, gerente de marketing do Salvador Norte, “ações como estas só reforçam o compromisso do Comitê de Diversidade e Direitos Humanos do shopping que tem o objetivo de tratar com mais efetividade as questões sociais, relacionadas à diversidade e inclusão dentro do ambiente do centro de compras”.

A inciativa foi organizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e da Reparação (Semur), e apoio do Comitê de Diversidade e Direitos Humanos do Salvador Norte Shopping e do Cinépolis.

 

 

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO