Ação, em parceria com o Hemocentro da Unicamp, ocorre das 10h às 15h; agendamento deve ser feito no site do shopping
Junho, 2024 – No mês do Doador de Sangue, que tem seu dia celebrado em 14 de junho, o Parque Dom Pedro realiza mais uma campanha de doação de sangue. Nesta sexta-feira, 28, o ônibus do Hemocentro da Unicamp estará no Estacionamento Vip Águas, das 10h às 15h, realizando as coletas. Para doar, é preciso agendar o horário pelo site do Parque Dom Pedro. A expectativa é realizar mais de 80 atendimentos.
Neste período de férias, a ação ganha relevância especial, uma vez que o Hemocentro apresenta uma queda de 25% a 30% no estoque de sangue. Com a coleta das 80 bolsas de sangue previstas, até 320 pessoas serão beneficiadas, uma vez que cada bolsa pode salvar até 4 vidas.
“O Parque Dom Pedro tem orgulho em fazer parte dessa corrente de solidariedade, estimulando e conscientizando a população sobre esse gesto simples de amor ao próximo que é tão importante para a comunidade”, afirma Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS, a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina.
As campanhas de doação de sangue realizadas pelo Parque Dom Pedro promovem a responsabilidade social, integrando sua política ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance — em português, Ambiental, Social e Governança —, que inclui medidas adotadas pelo empreendimento para reduzir seus impactos no meio ambiente, colaborar para um mundo mais justo e adotar os melhores processos de administração.
Requisitos para doar
Conforme as normas atuais, os homens podem doar sangue a cada 60 dias e as mulheres a cada 90 dias. Pessoas com mais de 60 anos devem aguardar seis meses entre uma doação e outra. O doador deve estar em boa saúde, ter mais de 50kg e estar descansado. Podem doar pessoas de 16 a 69 anos, sendo obrigatório o consentimento dos pais para jovens de 16 e 17 anos. Não é necessário estar em jejum, mas é recomendável evitar alimentos gordurosos e aguardar pelo menos três horas após o almoço.
Na campanha do Parque Dom Pedro, o procedimento ocorre em etapas, começando pelo agendamento prévio. No horário previsto, a equipe do Hemocentro realiza um cadastro, seguido de um exame físico e uma entrevista sigilosa para avaliar se é possível realizar a doação. “No exame, são avaliados o peso, a temperatura, a pressão arterial e é realizado o teste de anemia”, explica Roberta dos Santos, assistente social de captação e doadores do Hemocentro da Unicamp.
Antes do cadastro, é prudente consultar o site do Hemocentro para verificar os critérios que podem causar restrição temporária ou definitiva para coleta e utilização do sangue. Os impedimentos mais comuns são medicamentos e algumas doenças, que podem fazer necessária à espera de alguns dias, meses ou até mesmo tornarem-se um impeditivo definitivo.
Os grupos sanguíneos O e A são mais comuns no Brasil, abrangendo cerca de 87% da população. O tipo O positivo é o mais utilizado em transfusões sanguíneas no Brasil, isso porque pode ser recebido por todos os tipos sanguíneos com Rh fator positivo.
Já o O negativo é o mais buscado pelo hemocentro. “Este tipo é considerado universal, pois pode ser transfundido para qualquer pessoa, mas apenas 9% dos brasileiros possuem essa combinação sanguínea. Sempre buscamos pessoas com essa tipagem para a doação, pois o estoque nos hospitais é extremamente necessário, já que em uma emergência esse é o tipo sanguíneo utilizado”, alerta Leandro Nicioli Sales, enfermeiro supervisor do suporte técnico do Hemocentro da Unicamp.
Serviço – Campanha doação de sangue no Parque Dom Pedro
Data: 28 de junho
Horário: das 10h às 15h
Local: Estacionamento Vip Águas
Cadastro: pelo site do Parque Dom Pedro
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas – SP