O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura
O retinoblastoma, tumor maligno intraocular que atinge crianças de 0 a 5 anos, é uma realidade crescente que representa de 200 a 300 novos casos por ano no Brasil. Ainda pouco conhecida, em 2021 a patologia ganhou um sinal de alerta a nível nacional a partir do diagnóstico da filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, que identificaram o câncer de Lua, de 11 meses, já em estágio avançado, quando tiraram uma fotografia da pequena usando flash na câmera.
Encabeçada pelo casal, a busca em disseminar a informação preventiva deu vida à campanha “De Olho nos Olhinhos”, que evoluiu para ONG. A iniciativa não só promove a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também atua na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e acessar centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.
Em 2024, a campanha “De Olho nos Olhinhos” chega mais forte, com presença em todos os estados do Brasil e grandes apoiadores, como RD Saúde, Genesis Genomics, Johnson & Johnson e ALLOS, esta que ramificou a ação preventiva nos Shoppings da rede, chegando ao Boulevard Shopping administrado pela ALLOS – mais inovadora plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras do Brasil, no próximo sábado, 21 de setembro.
Acesso à informação
Neste dia, das 12h às 20h, quem passar pelo piso L2 do centro de compras, próximo à Vivara, poderá obter informações diversas sobre a patologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e encaminhamento. Tudo isso de forma gratuita, com o suporte de um médico oftalmologista e estudantes de medicina da Universidade de São Paulo (USP).
“Contaremos com a presença de um oftalmologista e estudantes de medicina da USP para esclarecer dúvidas e orientar sobre a doença. Também haverá distribuição de brindes e cartilhas informativas para pais, mães e responsáveis que visitarem o local”, destaca Bruna Evangelista, gerente de marketing do Boulevard Shopping.
Para o Josmar Sabage, médico oftalmologista especialista em cirurgia de retina e vítreo, o retinoblastoma é o tumor intraocular mais comum na infância. “As estatísticas apontam que há 90% de chance de cura da doença, desde que seja descoberta e tratada precocemente. A ação busca estimular e conscientizar a população sobre a doença”, afirma.
Vale destacar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma de forma integral e gratuita.
Sobre a campanha
Os jornalistas e influenciadores Tiago Leifert e Daiana Garbin lançaram a campanha “De Olho nos Olhinhos” após o diagnóstico da Lua, filha do casal, que aos 11 meses estava em um estágio avançado do retinoblastoma. A falta de informação sobre a doença, associada à influência dos pais no mundo digital, levou os jornalistas a criarem a campanha, com o intuito de contribuir com informações para o diagnóstico precoce e saúde ocular na infância.
A ação já impactou mais de 150 milhões de brasileiros em 2023. “Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma o jornalista Tiago Leifert.
Para torná-la lúdica e ainda mais informativa, este ano a ação ganhou um novo representante, o mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença, o ‘olho de gato’, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Outros sintomas, como o desvio ocular (estrabismo), diminuição de visão, movimentos irregulares dos olhos, dor nos olhos, vermelhidão na parte branca dos olhos e cor diferente de cada íris podem ser sinais da doença.
A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino- Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP).
SERVIÇO
A campanha “De Olho nos Olhinhos”, realizada em toda a rede ALLOS, será neste sábado (21/9), das 12h às 20h, no piso L2 do Boulevard Shopping, próximo à Vivara. Para outras informações, acesse o site da campanha: www.deolhonosolhinhos.org.
Sobre o Boulevard Shopping
O Boulevard Shopping, administrado pela ALLOS, foi inaugurado em 2012 e hoje destaca-se como referência em Bauru e região, pela localização estratégica, modernidade, mix de lojas, gastronomia, entretenimento, lazer e serviços, oferecendo ainda ampla agenda de eventos para os diversos públicos e estilos. O shopping fica na rua General Marcondes Salgado, 11-39, Chácara das Flores. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. A Praça de Alimentação funciona diariamente das 11h às 22h. Telefones: (14) 3500-8951/ WhatsApp (14) 3042-1050. Site: www.boulevardshoppingbauru.com.br. Facebook: boulevardshoppingbauru. Instagram: @boulevardbauru.
Sobre a ALLOS
Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.