De iniciativa da ALLOS, uma cartilha gratuita será distribuída ao público, com o objetivo de combater estereótipos e promover uma reflexão consciente sobre as diferenças
A cada mês, os shoppings da ALLOS recebem mais de 54 milhões de visitantes. Como a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina, a companhia tem entre os seus valores a promoção da diversidade, equidade e inclusão. Com mais de 50 shoppings em seu portfólio – entre eles o Boulevard Shopping, em Bauru –, a ALLOS acredita no seu papel também como uma importante plataforma de sensibilização, capaz de transformar o entorno dos seus ecossistemas e impactar positivamente a sociedade. Por esse motivo, em abril, participa da campanha Abril Azul com o lançamento da cartilha “Inclusão: palavra que toca o coração”, elaborada para dar visibilidade a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A campanha nacional tem o objetivo de ajudar no combate a estereótipos e de promover uma reflexão consciente, com empatia, sobre a diversidade das pessoas com o transtorno, que pode se manifestar em diferentes níveis, desde formas mais leves a mais severas. Embora o autismo possa ser identificado nos primeiros anos de vida, o diagnóstico profissional é feito apenas entre os quatro e cinco anos de idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo possui TEA.
A cartilha apresenta os personagens Theo e Jade, inspirados em crianças com TEA. O material ilustra uma história de inclusão passada em um shopping, evidenciando o quanto o acolhimento é essencial na busca pela igualdade. A ação convida o público a olhar as singularidades de cada pessoa com compreensão e respeito. A cartilha estará disponível gratuitamente para download no site de cada shopping e para distribuição na área de atendimento ao cliente de cada mall. Entre os serviços oferecidos, será possível checar a disponibilidade de kits sensoriais, abafadores de ruído e cordões de identificação para pessoas com deficiências ocultas, vagas destacadas nos estacionamentos, e programações especiais, como sessões de cinema e eventos feitas especificamente para pessoas com TEA.
“Para contribuirmos com uma sociedade mais inclusiva, queremos fortalecer o tema e por isso levamos o Abril Azul para os nossos shoppings. Além da campanha, também incentivamos que os shoppings complementem os serviços do Espaço Cliente, oferecendo ao público kits sensoriais para quem precisa”, conceitua Ana Paula Niemeyer, Diretora de Marketing da ALLOS.
No Boulevard Shopping, a inclusão é uma das propriedades e, por isso, melhorias são realizadas constantemente para tornar o ambiente cada vez mais adequado às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Uma das nossas principais missões é promover a inclusão social, por isso, trabalhamos de forma contínua no preparo das nossas equipes, a fim de que todos os visitantes recebam os atendimentos adequados às suas necessidades. Além disso, promovemos com frequência atividades inclusivas e ações direcionadas a esse público. O nosso objetivo é fazer com que todos que passem por aqui se sintam verdadeiramente acolhidos”, ressalta Bruna Evangelista, gerente de Marketing do Boulevard Shopping.
Para tornar o ambiente mais adequado às pessoas com TEA, o centro de compras oferece seis vagas exclusivas aos autistas, no estacionamento coberto no piso G1; distribui gratuitamente o Cordão de Identificação de TEA e Deficiências Ocultas, que pode ser retirado no Espaço Cliente; também oferta o empréstimo de Abafador de Ruído e de Kit Sensorial, que devem ser retirados no Espaço Cliente; além da realização de Sessões Inclusivas e Adaptadas aos autistas e pessoas com síndromes sensoriais, com exibições diferenciadas para os públicos infantil e adulto, em parceria com a Cinépolis, e atividades diversas, como a tradicional “Manhã Azul”, promovida todos os anos no Natal.
Em breve, o Boulevard também disponibilizará um novo espaço sensorial, que será o primeiro em shopping do Brasil. “Estamos ansiosos para inaugurar essa nossa sala de estimulação multissensorial, chamada ‘Espaço Pétala’, que será um apoio importante às famílias com autistas que queiram visitar o nosso shopping. Aqui, elas encontrarão um local de aconchego e acolhimento, principalmente, em momentos de crise. É um ambiente interativo e totalmente adaptado idealizado em parceria com a Sensori, uma empresa bauruense de engenharia sensorial especializada no desenvolvimento e implantação de ambientes multissensoriais. Aguardem que, em breve, o nosso espaço estará de portas abertas para receber todos vocês”, conta Bruna Evangelista.
Durante o mês de abril, os visitantes que passarem pelo Boulevard Shopping poderão retirar gratuitamente a cartilha da campanha Abril Azul no Espaço Cliente, localizado no piso G1.
Sobre o Boulevard Shopping
O Boulevard Shopping, administrado pela ALLOS, foi inaugurado em 2012 e hoje destaca-se como referência em Bauru e região, pela localização estratégica, modernidade, mix de lojas, gastronomia, entretenimento, lazer e serviços, oferecendo ainda ampla agenda de eventos para os diversos públicos e estilos. O shopping fica na rua General Marcondes Salgado, 11-39, Chácara das Flores. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. A Praça de Alimentação funciona diariamente das 11h às 22h. Telefones: (14) 3500-8951/ WhatsApp (14) 3042-1050. Site: www.boulevardshoppingbauru.com.br. Facebook: boulevardshoppingbauru. Instagram: @boulevardbauru.
Sobre a ALLOS
Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.