MALL TERÁ CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ADAPTADA, KITS SENSORIAIS DISPONIBILIZADOS, VAGAS EXCLUSIVAS DE ESTACIONAMENTO, ALÉM DE SESSÃO AZUL DE CINEMA E CARTILHA INFORMATIVA
Curso capacita ainda equipe de atendimento, garantindo mais inclusão e respeito durante jornada do cliente no centro comercial do Vetor Norte
Um novo mês chegou colorindo o Shopping Estação BH: é que o principal centro comercial do Vetor Norte aderiu ao “Abril Azul”, campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de conscientizar o mundo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No empreendimento, uma série de ações ao longo de todo o mês dará visibilidade às pessoas neuroatípicas, além de iniciativas permanentes que buscam garantir mais inclusão e conforto a elas durante sua permanência no shopping, a começar por um treinamento interno da equipe de atendimento.
Ministrado pela equipe multidisciplinar da Clínica Educarte, formada pela gestora e psicopedagoga Geralda Magela, pelo psicólogo e terapeuta Antonio Neto e pela pedagoga Talia Vieira, a abordagem tem como objetivo capacitar a equipe de campo que atua com atendimento ao cliente no Estação BH, identificando, acolhendo e incluindo os frequentadores com TEA. “Vai muito além da visibilidade, nossa principal intenção ao abraçar a campanha é despertar em nossos colaboradores e na comunidade de nosso entorno o envolvimento necessário, fazendo nossa parte numa sociedade mais consciente e respeitosa”, destaca Giseli Leal, superintendente do centro comercial. Outra novidade na busca do Shopping Estação BH por inclusão é que a partir de agora kits sensoriais gratuitos estarão disponíveis para que os clientes com a neurodivergência tenham uma experiência mais confortável no mall.
Compostos por abafadores de ruído – já que em ambientes com muito barulho, a comunicação pode ser um desafio para autistas – e mais quatro itens terapêuticos que contribuem para o relaxamento e manutenção do foco, como mola mágica, elemento anti stress, bola sensorial e uma girafa articulada, os kits não têm custo e estão disponíveis para todas as pessoas, basta que o cliente o retire no SAC, no 2º piso. O Estação BH disponibiliza, ainda, duas vagas no estacionamento G4 direcionadas exclusivamente para pessoas com o transtorno.
Outras duas grandes novidades completam a programação este mês: uma edição especial sobre o TEA no “Palco da Imaginação” neste sábado (dia 7), projeto gratuito de contação de histórias que ocupa a praça de eventos do shopping e tem seus acessos retirados pelo Sympla, além de uma Sessão Azul no Cinépolis, iniciativa que adapta a sala de cinema para receber crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias. Uma cartilha também foi criada especialmente para o Abril Azul: “Inclusão: palavra que toca o coração” foi elaborada para dar visibilidade a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ilustra uma história de inclusão passada em um shopping, evidenciando o quanto o acolhimento é essencial na busca pela igualdade. “Estamos verdadeiramente comprometidos em olhar as singularidades de cada pessoa que por aqui passa”, reforça ainda a representante do mall.
SERVIÇO
Onde: Shopping Estação BH
Endereço: Avenida Cristiano Machado, 11833 – Vila Clóris / Belo Horizonte