espaço do

ASSOCIADO

Uberlândia Shopping recebe exposição de telas e esculturas do artista Assis Guimarães

O Uberlândia Shopping recebe a partir de 17 de agosto a exposição de telas e esculturas do artista plástico Assis Guimarães, intitulada “Do clássico ao Contemporâneo”. A mostra pode ser conferida de segunda a sexta, das 12h às 20h, no piso 1, próximo a FoxClub.

O público poderá contemplar diversas e ainda duas esculturas, sendo a maior com 2 metros de altura.

O artista explica que as obras em exposição são resultado de performances plásticas contemporâneas, pautados em estudos clássicos. “Basicamente representam arvoredos, paisagens e seres onde se encontram personagens diversos, através de livres associações mentais. A maioria delas em preto e branco”.

Já as esculturas, feitas em aço Corten, próprio para durabilidade estendida, da série “Otimizações Espaciais”, emprega a integralidade de recursos disponíveis e representa alusões a sustentabilidade e resiliência das forças da natureza. “Naturalmente, tento transmitir através de minha arte, algo alusivo as possibilidades que têm os seres humanos de se integrarem aos ciclos e orientações da natureza, através de construções físicas e engendramentos filosóficos, que nos levem a reflexões esclarecedoras acerca da condição humana. Os significados das obras expostas, além de serem reconhecíveis no âmbito figurativo, evocam reflexões particulares a cada fruidor”, afirma.

Entusiasmado, Assis Guimarães conta que é a primeira vez que expõe em um shopping. “Como artista, espero estar cumprindo meu dever profissional junto a uma comunidade que anseia por ser servida por artes que representem algo de nossa contemporaneidade. Espero e trabalho pra que possamos promover uma mostra que traga algum conforto ao intelecto do trabalhador mental”, enfatiza o artista.

Sobre Assis Guimarães

É natural de Carmo do Paranaíba. Em 1981 ingressou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Cursou por três anos a Escola de Belas Artes, onde foi aluno de Amilcar de Castro. transferindo-se então em 1984 para Uberlândia, onde desde então desenvolve atividades artísticas em seus estúdios de pintura e escultura. Entre 1990 e 2018 empreendeu excursões de estudos e pinturas em aquarelas de paisagens no Brasil e exterior, notadamente na Itália, sempre trazendo completas as coleções para serem expostas em Uberlândia. Tendo reingressado no circuito acadêmico em 1997, tornou-se bacharel em Educação Artística pela Universidade federal de Uberlândia em 2003. Desde então tem feito exposições solo e participado de mostras coletivas de arte em ocasiões diversas, oficiais e alternativas. Ministrou também aulas de pintura em Aquarela, Desenho e Gravura dentro dos cursos distintos oferecidos pela oficina Cultural de Uberlândia. Vive em Uberlândia, onde se dedica ao aprimoramento de suas linguagens plásticas pessoais em pintura e escultura, e também desenvolve trabalhos artísticos direcionados para diversos seguimentos da comunidade, sejam familiares, empresariais ou educacionais.

Sobre o Uberlândia Shopping 

Inaugurado em março de 2012, o Uberlândia Shopping, pertencente à Aliansce Sonae, localizado na zona Sul da cidade, conta com 211 operações, distribuídas em mais de 52,9 mil m² de Área Bruta Locável, algumas inéditas na região como Zara, JohnJohn, Schutz, Cantão e Leroy Merlin, 35 opções de gastronomia, hipermercado BIG e cinco salas de cinema Cinemark, dotadas de tecnologia 3D e XD. Conta ainda com 2.400 vagas de estacionamento, incluindo vagas cobertas, Espaço Família, Bicicletário e wi-fi gratuito. Referência em sustentabilidade, o Uberlândia Shopping adota desde sua construção políticas de preservação do meio ambiente, saúde e segurança ocupacional e possui certificação ambiental (ISO14001) e de Segurança e Saúde (ISO 45). 

Exposição: “Do clássico ao Contemporâneo”

Pinturas e Esculturas

Data: a partir do dia 17 de agosto

Horário: segunda a sexta, das 12h às 20h.

Local: Uberlândia Shopping – Piso 1, próximo a FoxClub