espaço do

ASSOCIADO

TopShopping recebe a Exposição “Ilustres & Anônimos”

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado dia 20 de novembro, o TopShopping recebe a exposição Ilustres & Anônimos. A mostra reúne imagens de personalidades negras que contribuem para a construção da história da Baixada Fluminense, produzidas pelo repórter fotográfico Paulo Santos.

O projeto ‘Ilustres E Anônimos’ chega a sua 17ª edição com um elenco feminino. São 36 mulheres negras entre atrizes, produtoras culturais, cozinheiras, estudantes, professoras, artesãs, empresárias, microempreendedoras, servidoras públicas, militantes de movimentos raciais e sociais.

Segundo Paulo Santo, a mostra faz um apelo para o reconhecimento da trajetória destas mulheres. “Idealizei este projeto para valorizar as pessoas que contribuem com o crescimento social e cultural da nossa região. Precisamos dar visibilidade aos que têm uma história rica e de muito valor construída. Para assim mostrarmos que, apesar de tudo, é possível chegarmos lá”.

A exposição acontecerá do dia 18 ao dia 30 de novembro, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados, das 11h às 22h, no 3º piso (ao lado da Leader). A entrada é gratuita!

 

O artista

Paulo Santos é fotógrafo há mais de 30 anos e teve como foco principal de seu trabalho, movimentos sociais. Foi repórter fotográfico do jornal O Dia de 1995 a 1997, passando a exercer o cargo de editor fotográfico do Caderno Interior até 2001. Também fez parte do jornal Maioria Falante na década de 90, no qual, com o apoio da Embaixada da Nigéria, fez a exposição fotográfica “Olhar da Maioria”, que rendeu ao jornal uma viagem de intercâmbio para Nova York. EUA.

Já na cidade de Nova Iguaçu, desenvolve, desde 2001, os projetos “Mulheres que Fazem” e “Ilustres & Anônimos”. Em 2011 lançou o livro “Nova Iguaçu Imagens”; em 2014 lançou a obra “Baixada Fluminense em Preto e branco”, que teve sua 2ª edição laçada em 2017.