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Conheça as principais tendências em serviços de facilities em shopping centers

Os serviços de facilities têm crescido no Brasil ano após ano, segundo o relatório divulgado pela Associação Brasileira de Facilities (Abrafac). Um dos setores que se mais necessita deste tipo de atividade é o de shopping centers.

Afinal, esses estabelecimentos precisam manter os ambientes limpos, com o atendimento adequado e a manutenção em dia. O que proporciona a satisfação e o bem-estar aos visitantes e colaboradores que trabalham no local.

Por isso, a gestão de facilities é fundamental para a administração do shopping center. Com o gerenciamento integrado dos serviços de facilities, é possível realizar as atividades com qualidade e excelência, com otimização dos custos.

Além do mais, para executar as atividades com eficiência e elevar a produtividade dos profissionais, é importante se beneficiar de sistemas e tecnologias. Pensando nisso, preparamos este texto com as principais tendências em serviços de facilities. Confira!

1. Internet das Coisas

A Internet das Coisas já é uma tendência mundial. Em breve, a tecnologia transformará os ambientes a partir de uma interconectividade entre dispositivos, aparelhos e demais equipamentos.

Como assim? Sensores e probes, por exemplo, vão trabalhar integrados com a internet. Assim, esses equipamentos irão monitorar o ambiente e fornecer dados importantes para otimizar os serviços de facilities.

Na prática, os sensores serão disponibilizados em áreas distintas de um shopping para informar às equipes dados como:

  • Temperatura ambiente;
  • Nível de luminosidade;
  • Fluxo de pessoas;
  • Vibração de equipamentos;
  • Calibração de sistemas de ar-condicionado.

Desta maneira, o espaço estará sempre agradável e controlado. E, assim que algum sensor identificar desvios ou potenciais problemas, são emitidos alertas para as equipes de facilities realizarem os procedimentos adequadas.

Além disso, os sensores de IoT também ajudam a melhorar a eficiência energética dos shoppings. Até porque os sensores detectam a presença de pessoas e ajustam a temperatura conforme a necessidade.

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2. Gerenciamento via mobile

O avanço da tecnologia, relacionada principalmente ao mobile e ao armazenamento na nuvem, facilita o gerenciamento dos serviços de facilities em shoppings. Afinal, é possível cuidar de diversos prédios por meio de uma única central.

Deste modo, não existem mais barreiras geográficas, já que agora a comunicação via smartphone é instantânea. Assim, o gestor pode abrir chamados e ordens de serviços para os profissionais, independentemente de onde estejam.

Além disso, a produtividade dos colaboradores também aumenta com a tecnologia. Isso porque a comunicação é rápida e o acompanhamento das tarefas pode ser feito de qualquer lugar.

Outro benefício dos celulares é servir como uma forma de registro e documentação das tarefas e atividades realizadas. Por exemplo: o profissional pode tirar fotos de antes, durante e depois do serviço, ou ainda utilizar códigos enviados via mobile para acessar as ordens abertas e entregar as demandas.

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3. Edifícios inteligentes (smart buildings)

Com a expansão da tecnologia, os shopping centers terão cada vez menos pessoas trabalhando dentro do próprio prédio.

Uma das tendências é o Digital Twin, tecnologia de mapeamento 3D em que é possível criar uma versão digital do prédio. Essa reprodução fornece imagem completa dos edifícios e possibilita um gerenciamento mais eficiente,  com monitoramento integrado aos sensores de IoT, simulações e impactos de alterações dos sistemas prediais.

Assim, as equipes de serviços de facilities podem ser menores, com atuação remota. Além disso, ajustes finos como temperatura e luz dos ambientes podem ser automatizados.

4. Drones

Nos últimos anos, a utilização de drones em diferentes segmentos cresceu de modo exponencial. Nos serviços de facilities em shoppings, os equipamentos são muito úteis, porque otimizam a eficiência dos trabalhos e ampliam a visão dos profissionais.

As principais aplicações dos drones estão na segurança, automação das rondas e apoio às atividades de manutenção. Assim, é possível fazer a vigilância do prédio, a inspeção visual dos serviços e a verificação externa das edificações.

Também existem outras tecnologias, como por exemplo:

  • Smart probes para garantir acuracidade da informação;
  • Veículos elétricos para manutenção volante;
  • Smart glasses para intervenções críticas teleguiadas.

Leia também: Gestão de facilities: como fazer um controle de pragas mais eficiente

Como contratar serviços de facilities para shopping center?

Para que a gestão de facilities seja eficiente, é essencial contratar uma empresa experiente e com profissionais capacitados para oferecer o serviço com excelência.

Vivante é especialista em shopping center e tem grande experiência para oferecer soluções de manutenção, gestão de facilities e eficiência energética. Tudo para garantir conforto, segurança operacional, otimização dos custos e aumento da vida útil das instalações.

Além disso, contamos com tudo o que é de mais moderno em tecnologia para tornar a gestão mais efetiva, ágil e de alta qualidade. Somos integradores de tecnologias disruptivas para garantir o máximo de produtividade e performance nos serviços de facilities. Atuamos com:

  • Internet das Coisas (sensores inteligentes);
  • Smart glasses;
  • Smart probes;
  • Carros elétricos;
  • Inspeções com drone.

Quer saber mais? Entre em contato com o nosso time de gestores comerciais e saiba como podemos ajudar seu shopping center a ter melhores resultados!

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