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Como a tecnologia ajuda no controle de ativos em shoppings

Uma das ações indispensáveis para manter um shopping center em pleno funcionamento é o controle de ativos. Afinal, como é sabido, essas estruturas contêm um grande número de ativos tangíveis, como equipamentos, máquinas e mobiliário, e intangíveis, que envolvem a reputação junto ao público e ao mercado.

Ao realizar atividades de manutenção conservação de forma eficiente, se garante o bom estado de todo o inventário e a imagem positiva da organização. Apesar de se tratar de uma tarefa complexa, hoje é possível contar com a tecnologia para fazer levantamentos, monitorar bens, centralizar informações e automatizar processos.

Acompanhe o nosso post e saiba mais sobre o assunto!

Boas práticas para fazer o controle de ativos e garantir a continuidade da operação

Entre os segmentos presentes no mercado, o de shoppings centers é um dos que mais apresenta variedade de patrimônio. Além disso, esses locais recebem um alto fluxo diário de lojistas, colaboradores, fornecedores e clientes, o que torna o controle de ativos essencial para uma gestão eficiente.

Por meio de uma estratégia bem estruturada, é possível reduzir custos, minimizar desperdícios, promover uma experiência positiva a todos os públicos, entre outras vantagens. Veja algumas práticas importantes para conquistá-las:

Criar um inventário do patrimônio

Não há como fazer um controle de ativos assertivo sem ter a real noção sobre cada um deles. Ou seja, é necessário realizar inventários periódicos que listem cada bem e os categorize por naturezas e finalidades.

Por meio desses documentos, se torna muito mais fácil monitorar e identificar a necessidade de inspeções e manutenções.

Fazer a avaliação dos ativos

Ao ter um cadastro centralizado do patrimônio, a gestão de um shopping center passa a identificar com mais assertividade os bens que são mais utilizados, se há demanda para novas aquisições e se estão sendo realmente úteis dentro da estrutura.

Analisar a vida útil econômica dos bens

Um processo fundamental do controle de ativos em shoppings e que, muitas vezes, é negligenciado, é a análise da vida útil de equipamentosmáquinas e demais estruturas.

Isso traz uma visão clara de como vem sendo utilizado e se as taxas de depreciação estão acima das listadas pelo fabricante. Nesse aspecto, é importante fazer questionamentos como:

  • O equipamento está sendo utilizado de acordo com o que aponta o manual?
  • As manutenções são realizadas periodicamente e de acordo com que o sugerem o fabricante ou os dados mostrados em sistemas?
  • Os colaboradores estão tendo os cuidados necessários com as máquinas e outros elementos?
  • Os ativos estão em locais adequados à continuidade da vida útil?

Esses e outros fatores trazem à gestão dados valiosos que permitem à empresa obter o retorno esperado do patrimônio e, consequentemente, otimizar processo de compras.

Como a tecnologia pode ajudar

A tecnologia é uma grande aliada no controle de ativos de um shopping.

Por intermédio de softwares de gestão de ativos e manutenção que permitem a integração com soluções como Internet das coisas (IoT), é possível fazer um gerenciamento muito mais eficiente, ágil e assertivo.

Vivante tem 20 anos de experiência no segmento de shoppings centers e utiliza um sistema de gestão integrada, além de tecnologias disruptivas que auxiliam no controle de ativos e manutenções preventivaspreditivas corretivas.

Ao todo, já atendemos mais de 50 empresas do setor e mais de 1 milhão de Área Bruta Locável (ABL). Conheça os nossos diferenciais para os shoppings centers:

  • Otimização da estrutura de Gestão, Operação e Apoio;
  • Atendemos a várias administradoras de shopping;
  • Proximidade de atuação dos empreendimentos;
  • Cobertura nacional de atendimento.

Quer saber mais sobre as nossas soluções de manutenção para o seu negócio? Entre em contato com um de nossos gestores comerciais agora mesmo!

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