espaço do

ASSOCIADO

Tecnologia ajuda varejo a inovar no primeiro Natal sem Papai Noel

Para levar magia e encantamento, shoppings estão unindo inovações e brincadeiras lúdicas que despertam o imaginário de crianças e adultos, como conversar em tempo real com Papai Noel por telefone ou interagir com ele por meio de um display gigante

A celebração do natal durante a pandemia de Covid-19 trará mudanças significativas não apenas para os tradicionais encontros familiares, mas também para um dos setores responsáveis por promover a tão aguardada data: os shopping centers. Pela primeira vez, as decorações natalinas de diversos empreendimentos em todo o País sofrerão uma mudança inusitada: ficarão sem a presença física do personagem principal, o Papai Noel. Mas, para suprir a ausência do bom velhinho, a aposta do segmento é investir em tecnologia e criatividade.

Atento à mudança inédita, o varejo estuda alternativas seguras e de última geração para garantir a presença do grande astro, mesmo que digitalmente. Soluções pioneiras e multiplataformas vêm ganhando espaço e já estão em fase final de desenvolvimento e implantação para integrar a programação da data ao novo normal dos centros comerciais nos próximos dias.

Em um shopping do litoral paulista, uma série de ações divertidas vão mexer com o imaginário das crianças graças à tecnologia. “Este ano, o Papai Noel não poderá abraçá-las, mas uma boa conversa por telefone nós vamos garantir”, adianta a gerente de Marketing do Litoral Plaza, Jannine Bastos. Ela se refere ao “Noel Phone”, um telefone lúdico, que será instalado na decoração natalina do Litoral Plaza, para que os pequenos possam falar com o Papai Noel. O grande destaque é que o atendimento será em tempo real, já que o bom velhinho estará posicionado em uma sala interna do mall, projetada para a ação, para realizar todas as conversas telefônicas.

“Nossa grande preocupação, e desafio, foi não deixar o ‘digital’ esfriar a relação do público com o natal, que é tão tradicional. Passamos cinco meses imersos em pesquisas para repensar esse encontro dos nossos clientes com o natal do shopping de maneira segura. O momento pede união, ideias e propostas criativas para apresentar a figura do Noel de várias maneiras. É preciso revisitar ações e buscar novas inspirações para que a data não perca o encanto e o cliente se sinta acolhido!”, comenta.

Outra iniciativa pioneira que também promete surpreender pela inovação é o display gigante chamado “Acredite na Magia”: posicionado no centro da decoração, os clientes que estiverem no local poderão assistir a uma sequência de fotos do Papai Noel, na qual uma imagem será automaticamente selecionada e congelada. Surpreendentemente, a foto ganhará ‘vida’ com o personagem interagindo ao vivo com quem estiver acompanhando de perto no mall. Para fazer essa magia acontecer, será montada uma estrutura interna, a exemplo do ‘Noel Phone’, na qual toda a equipe responsável pela criação terá acesso a uma câmera que irá monitorar a movimentação em frente ao display.

O sucesso das lives também será integrado à nova realidade do personagem. “Na ‘Live do Noel’, ele e seus ajudantes irão interagir ao vivo com o público, pelas redes sociais do empreendimento, para apresentações musicais. Assim como o cenário para as lives, a montagem de todos os aparatos para a transmissão também serão realizados na área restrita do mall, projetada especialmente para a data”, explica a gerente do Litoral Plaza.

As famosas cartinhas de natal também ganharam repaginação. Para garantir uma maior proximidade com a realidade laboral de milhares de trabalhadores, a ação ‘Home Office do Noel’ contemplará a leitura dos pedidos das crianças com transmissão pelas redes sociais do shopping.

E já que a data pede celebração, ‘Mini Shows’ musicais com personagens se apresentando dentro de enormes caixas de brinquedos, localizadas em pontos estratégicos do mall e seguindo os protocolos de distanciamento, levarão ao público apresentações encantadoras. O objetivo é emocionar os clientes com músicas que recriam o ambiente natalino.

Decoração – E se engana quem pensa que basta investir em tecnologia de ponta para encantar o público, também é preciso inovar com decorações cada vez mais atrativas, criativas e  ousadas. No Litoral Plaza, único power center do litoral paulista e referência em todo o Estado, por exemplo, o público será recebido logo na entrada do empreendimento por uma versão gigante e iluminada do famoso patrulheiro espacial do filme ©Toy Story© da Disney Pixar, o Buzz Lightyear – tema escolhido em 2020. Com seis metros de altura e confeccionado com milhares de microlâmpadas, o super brinquedo poderá ser visto a dois quilômetros de distância.

Além de Buzz, o xerife Woody, personagem principal dessa história, e o Slinky, todos confeccionados em 3D, também serão os responsáveis pela mega decoração, na Praça de Eventos do empreendimento, com 203 metros quadrados e que contará com a tradicional árvore com mais de nove metros de altura. Será possível transitar pela decoração com o auxílio de um monitor.

“Devido a todo o momento de inovação e surpresas especiais, acreditamos que a tão aguardada decoração temática da Disney e Pixar será certeira. ‘Toy Story’ tem cor, alegria e, principalmente, uma mensagem forte, atrelada a valores tão importantes neste momento como união, amizade, solidariedade e respeito às diferenças”, finaliza Jannine.

A decoração de natal do Litoral Plaza estará aberta ao público a partir de 14 de novembro, no horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, domingos e feriados, das 15 às 21 horas. O shopping fica na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.511, Praia Grande, São Paulo.

Sobre o Litoral Plaza Shopping

Considerado o maior polo de compras e lazer da Baixada Santista, o Litoral Plaza Shopping é há mais de 20 anos um empreendimento que reúne, em um único espaço, opções de lazer, entretenimento e serviços para o público. Reunindo um mix com cerca de 300 lojas, com as principais âncoras do mercado, lojas satélites, alameda de serviços completa e uma praça de alimentação moderna e funcional, o Shopping conta, ainda, com seis salas de cinema, academia, Centro Clínico, a linha municipal de ônibus 97 SH e uma unidade do Poupatempo com Banco do Povo, escritório do Sebrae e outros serviços de atendimento como Detran, SABESP, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Cartório Eleitoral, Junta de Serviço Militar, Delegacia Regional do Trabalho, entre outros, e 3.800 vagas de estacionamento.

Maior do gênero na região, com localização privilegiada e estilo horizontal, o Litoral Plaza vive plena fase de expansão. Sua área atual é de 82 mil m² de ABL (Área Bruta Locável), tornando-se o primeiro e único Power Center do Litoral Paulista. O empreendimento também é um dos colaboradores sociais, esportivos e culturais, além de segundo maior empregador da cidade, com 3.500 funcionários diretos, ficando atrás somente dos serviços públicos.

Contato pelo telefone (13) 3476-2000. Para outras informações, acesse www.litoralplaza.com.br.

Assessoria de Imprensa – Litoral Plaza Shopping

Conteúdo Empresarial – Comunicação Integrada 

11 – 3230-7434 / 13 – 3304.7437 – 3304.7438