espaço do

ASSOCIADO

Serviços de manutenção em shopping: como aplicar?

Com a recuperação do mercado e grande parte dos estados brasileiros estacionados na fase amarela de reabertura, os serviços de manutenção em shoppings centers se tornaram uma peça-chave para apoiar esses espaços comerciais e promover segurança aos frequentadores.

Por outro lado, essas iniciativas também dão suporte ao crescimento desses locais, visto que, antes da pandemia, o setor havia registrado a maior alta dos últimos cinco anos em vendas.

Para se ter uma ideia, segundo dados do Censo Brasileiro de Shoppings, lançado em 2020, o faturamento do segmento alcançou um pouco mais de  R$ 192 bilhões em 2019, crescimento de 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com o impacto da pandemia, já foram investidos mais de R$ 3 bilhões para apoiar os lojistas e minimizar as consequências da crise.

Dessa forma, termos como redução de custos aumento da eficiência operacional serão fundamentais para a sobrevivência dos shoppings em 2021.

Nesse sentido, os serviços de manutenção são fundamentais pois auxiliam na preservação do ambiente, aumento da disponibilidade dos ativos e minimizam os riscos de quebras ou, até mesmo, desperdícios.

Mas, afinal, o que são esses serviços, o que essas iniciativas englobam e como aplicar no seu centro comercial? Para responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Quais aspectos os serviços de manutenção englobam?

Na prática, os serviços de manutenção podem ser definidos como ações direcionadas para preservação de um determinado espaço. Por sua vez, há diversos aspectos incluídos nesses processos, como:

  • Manutenção dos equipamentos (ativos);
  • Limpeza e higienização de todo o local, espaços comuns e áreas de grande contato;
  • Vistorias nos sistemas elétricos e hidráulicos;
  • Manutenção dos equipamentos de climatização e refrigeração.

Como aplicar os serviços de manutenção em shoppings?

Para aplicar os serviços de manutenção em shoppings de maneira eficiente e qualificada, é de suma importância elaborar, a priori, um planejamento completo.

Na prática, é preciso realizar um mapeamento de toda a operação e levantamento da atual infraestrutura, assim como quantidade de equipamentos, informações acerca desses maquinários e outros dados importantes para a montagem de um plano de manutenção.

Em seguida, é fundamental definir quais são os processos que devem ser aplicados e a periodicidade, como as iniciativas preditivas, preventivas e corretivas, além de substituições de possíveis equipamentos.

O planejamento em relação aos fluxos de limpeza e higienização também deve ser realizado com atenção, de modo a definir quais são os espaços de maior contato e que necessitam de medidas específicas, além dos horários em que serão realizadas essas ações, visto que os espaços contam com grande circulação de pessoas.

Por fim, é de suma importância garantir a utilização dos equipamentos de proteção (também conhecidos como EPIs) adequados de acordo com cada uma das iniciativas empregadas, de forma a garantir a segurança dos colaboradores e minimizar riscos de acidentes.

Conheça a Vivante!

Com mais de 20 anos de experiência no setor e contando com mais de 5 mil profissionais, a Vivante fornece aos seus parceiros serviços de Manutenção, Facilities, Eficiência Energética e Soluções em IoT.

Na prática, a Vivante auxilia desde o planejamento até o monitoramento dessas estratégias, isso porque conta com tecnologias disruptivas, que apoiam o levantamento de informações atualizadas e ajudam em tomadas de decisões efetivas, baseadas em dados.

Desse modo, a Vivante promove aos seus clientes ganhos como redução de custos, melhorias na eficiência operacional e suporte completo.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse com um de nossos representantes!

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.