espaço do

ASSOCIADO

Pátio Alcântara promove ações e práticas de responsabilidade ambiental

Empreendimento realiza coleta seletiva e incentiva que cliente troque óleo de cozinha usado por detergente

Localizado no coração do bairro de Alcântara, em São Gonçalo, o Pátio Alcântara é referência em compras, gastronomia e entretenimento. Desde a sua inauguração, em 2013, o shopping mantém como estratégia o compromisso com um desenvolvimento sustentável e com a geração de impacto socioambiental positivo para o seu entorno.

O programa Pátio Alcântara Socioambiental desenvolve diversas iniciativas sustentáveis, integrando lojistas, colaboradores e clientes em ações conscientes e boas práticas incentivadas no dia a dia. O empreendimento promove coleta seletiva nas lixeiras do mall, que possuem divisórias para resíduos reciclável e não-reciclável. O lixo recebe cuidado especial dentro do empreendimento, que possui sua própria Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR). Todo o material reciclável é segregado internamente e destinado à empresa especializada em reciclagem.

A cada ano, são arrecadadas consideráveis quantidades de resíduos recicláveis. De janeiro a dezembro de 2020, foram encaminhados para reciclagem 44.444 kg de resíduos, incluindo papelão (38.152 kg), plástico (3.362 kg), metal (878 kg), vidro (305 kg) e óleo usado (1.806l). No primeiro trimestre desse ano, o Pátio Alcântara enviou para reciclagem 12.431 kg de resíduos, incluindo papelão (9.550 kg), plástico (1.534 kg), metal (94 kg), vidro (98 kg) e óleo usado (1.155l).

Ainda, o Pátio Alcântara promove, de forma permanente, uma campanha de reciclagem de óleo de cozinha usado voltado para seus públicos interno e externo. Para incentivar a participação dos consumidores, a cada 2 litros de óleo usado entregues em garrafa PET ao programa o shopping oferece um detergente 500ml. Em 2020, foram recolhidos mais de 2 mil litros de óleo e, somente nos primeiros três meses de 2021, já foram recolhidos 1.023 litros. O material pode ser entregue na Administração (4º piso), de segunda a sexta, das 9h às 18h.

O empreendimento também disponibiliza lixeiras especiais para descarte de bitucas de cigarro e lixo eletrônico, como pilhas, baterias e celulares com defeito. Para descarte de lâmpadas fluorescentes, os clientes podem procurar a Administração, no horário de funcionamento do mall. Todo o material coletado será descartado de maneira ambientalmente correta e em local adequado.

Economia no mall

Além do gerenciamento, coleta seletiva e descarte adequado de resíduos, o Pátio Alcântara adota diversas medidas para gerar economia de água e energia no mall.

O shopping tem em seu projeto estrutural vitrais que permitem uma boa iluminação natural durante todo o dia, o que auxilia na economia de energia. Além disso, toda a área comum do shopping (corredores, banheiros e praça de alimentação) utiliza iluminação de lâmpadas de LED.

Nos banheiros, todas as cabines dos sanitários são equipadas com descargas de duplo acionamento para utilização do volume de água adequado e os mictórios dos banheiros masculinos são ecológicos, pois não necessitam do uso de água e nem de produtos químicos. Ainda, as papeleiras foram substituídas por secadores de mãos a ar, proporcionando economia de papel.

“Nossa operação pensa o futuro do planeta criando, no presente, uma cultura voltada para a sustentabilidade e a economia de recursos.  Ao longo dos anos, o Pátio Alcântara promove ações e práticas de responsabilidade socioambiental visando, não só contribuir com a conservação do meio ambiente, como engajar e conscientizar a comunidade. Juntos podemos contribuir para o bem-estar de todos, começando com pequenas ações no nosso dia a dia”, diz Tatiana Antunes, coordenadora de marketing do shopping.

PÁTIO ALCÂNTARA

Praça Carlos Gianelli, s/nº – Alcântara – São Gonçalo – RJ

Tel.: (21) 2602-3950

WhatsApp: (21) 6658-1511

www.patioalcantara.com.br

www.instagram.com/patioalcantara/

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.