espaço do

ASSOCIADO

Limpeza e manutenção de ar-condicionado em shopping center: qual o momento certo de fazer?

Um dos itens fundamentais para o funcionamento dos shopping centers é a climatização de ambientes. Para garantir a satisfação dos visitantes e a qualidade do ar, é imprescindível que os equipamentos sejam inspecionados constantemente. Mas quando deve ser feita a limpeza e manutenção de ar-condicionado?

Esta é uma dúvida comum e, pensando nisso, criamos este artigo. Continue a leitura a seguir e veja como deve ser feito o procedimento!

Importância da limpeza e manutenção de ar-condicionado

Toda empresa deve contar com um cronograma de limpeza e manutenção de ar-condicionado para evitar falhas futuras. E, com os shoppings, não é diferente. Porém, nem sempre é isso que acontece.

Alguns gestores veem a manutenção como um custo e aguardam problemas ou quedas no desempenho para fazer os reparos necessários. No entanto, esta prática só causa prejuízos para o negócio e também para os clientes. Isso porque os gastos com manutenção corretiva costumam ser mais elevados.

Sem contar que a vida útil dos equipamentos se torna menor e a qualidade do ar fica comprometida. Como consequência, os frequentadores dos shoppings podem até ter problemas de saúde, como reações alérgicas, crises respiratórios e até a Síndrome do Edifício Doente.

Portanto, é essencial realizar manutenções periódicas como forma de investimento. Assim, a limpeza e manutenção de ar-condicionado ajuda tanto para poupar recursos, quanto para oferecer um ambiente apropriado e livre de doenças.

Quando realizar esse tipo de manutenção?

A frequência da limpeza e manutenção de ar-condicionado depende diretamente do quanto o sistema é utilizado. Há componentes internos e externos dos equipamentos que devem ser verificados semanalmente, outros mensalmente ou a cada seis meses.

Por este motivo, é essencial contar com empresas especializadas e com o conhecimento necessário. Dessa forma, os profissionais contratados sabem como aplicar os processos de modo assertivo.

Mas não é só isso. Vale frisar que a manutenção preventiva desses equipamentos se tornou obrigatória para edifícios coletivos, como os shopping centers. A lei federal 13.589 entrou em vigor no início de 2018 e regulamenta este tipo de serviço.

Hoje, é preciso que esses edifícios mantenham um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) dos sistemas de climatização. O objetivo é manter o ar mais protegido contra a disseminação de enfermidades, principalmente em locais que não recebem ventilação natural.

Nesse sentido, os gestores precisam ficar atentos ao PMOC, manter um cronograma de manutenções predefinido e, desse modo, garantir o pleno funcionamento dos sistemas.

Precisa de ajuda na limpeza e manutenção de ar-condicionado?

Como deu para perceber, o que parece uma atividade simples é mais complexa. E demanda planejamento, cronograma, equipamentos adequados e conhecimento dos procedimentos para realizar a manutenção corretamente.

Por isso, é necessário investir na contratação de profissionais especializados para a limpeza e manutenção do ar-condicionado no seu shopping.

Com mais de 20 anos de experiência, a Vivante é pioneira em serviços para shopping centers. Ao todo, já atendemos mais de 50 empresas do setor e mais de 1 milhão de Área Bruta Locável (ABL).

Contamos com profissionais qualificados, tecnologia de ponta e gestão integrada para garantir a qualidade de todos os serviços prestados. Entre nossos diferenciais para shoppings, estão:

– Otimização da estrutura de Gestão, Operação e Apoio;

– Atendimento a várias administradoras de shopping;

– Proximidade de atuação dos empreendimentos;

– Cobertura nacional de atendimento.

Quer saber mais sobre as nossas soluções de manutenção, eficiência energética e facilities? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO