espaço do

ASSOCIADO

Iguatemi Esplanada reforça sua Política de Sustentabilidade

Reforçando seu compromisso com o Meio Ambiente, o empreendimento anuncia nova tecnologia no processo de sanitização que irá reduzir em 95% o uso de produtos químicos na limpeza e desinfecção de suas áreas comuns.

Todos os empreendimentos da Iguatemi Empresa de Shopping Centers seguem uma Política de Sustentabilidade, que traz orientações voltadas à preservação do meio ambiente, visando tornar as atividades cada vez mais sustentáveis. A companhia tem se empenhado para reduzir os impactos ambientais de suas operações através de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e reduzam a geração de resíduos em toda a cadeia produtiva.

O shopping Iguatemi Esplanada, por sua vez, também tem um forte compromisso com o meio ambiente. Atualmente, 64% da água utilizada nas áreas comuns do shopping é de reuso, um processo que inclui a captação de água da chuva e tratamento para uso em limpeza, serviços de rega e abastecimento de sanitários. Além disso, o Iguatemi Esplanada reaproveita 54% da água do esgoto gerado por meio de um sistema de reutilização desse resíduo, que é destinado à para lavagem de calçadas, por exemplo.

Esse processo é possível graças à adoção de medidas como a instalação de bacias sanitárias de 6 litros por fluxo; utilização de redutor de vazão em bacias sanitárias, reduzindo em 30% cada descarga; utilização de arejadores nas torneiras de lavatórios, diminuindo o consumo de 6 l/m para 1,8 l/m.

Segundo a gerente geral do Iguatemi Esplanada, Ana Carolina Gonçalves, a política ambiental é implantada desde que a companhia assumiu a administração do shopping. “A sustentabilidade está enraizada no DNA da Iguatemi e o compromisso com o meio ambiente faz parte do dia a dia do Iguatemi Esplanada desde que a companhia assumiu a administração em 2012. Temos um trabalho contínuo de conscientização sobre o uso racional deste bem tão precioso para o nosso planeta, não apenas entre nossos colaboradores, mas também entre lojistas, suas equipes e nossos clientes.”

Uso de ozônio

Buscando a melhoria contínua dos processos de limpeza e sanitização, o Iguatemi Esplanada está implantando um sistema ecologicamente correto através de equipamentos que substituem produtos químicos por água com ozônio e órbio. O sistema, além de gerar menor custo no processo de limpeza, tem ação bactericida e viricida, incluindo para Covid 19.

A substituição de produtos químicos por água com ozônio e órbio reduz os riscos ambientais, reduz em 95% o uso de produtos químicos no processo de limpeza, o impacto ambiental e o consumo de água.  Mais que a redução no uso de produtos químicos, o novo processo é mais eficiente num momento em que a pandemia impõe à sociedade reforço nos protocolos de higiene e segurança.

Lixo Zero

A gestão de resíduos é outra frente importante. A Iguatemi contratou uma empresa especializada para implantação de um sistema de gerenciamento e coleta seletiva de resíduos para aumentar a reciclagem do lixo gerado pelo shopping e fazer a correta destinação de resíduos.

Os resíduos gerados pela administração do shopping e pelas lojas do shopping são destinados às Docas, onde são identificados como recicláveis não contaminados (resíduos secos) ou orgânicos, rejeitos e recicláveis contaminados. Os primeiros serão prensados e destinados a empresas transformadoras em subprodutos. Já o Orgânicos, Rejeitos e Recicláveis contaminados são transportados para uma área onde serão transformados em composto orgânico e destinados ao aterro sanitário.

Com esse modelo de gerenciamento de resíduos, temos um índice de aproveitamento de 90% a 100% na taxa de reciclagem, destinando para aterro sanitário no máximo 10% dos resíduos. O programa é denominado Lixo Zero. “Num mês normal, geramos de 35 a 40 toneladas de resíduos e nos últimos meses temos reciclado 97% desse total, seja com os recicláveis (papel, papelão, plástico, etc.) ou produzindo adubo com o material orgânico”, explica a gerente geral do shopping.

Sobre o Iguatemi Esplanada

Fruto da união da história que o shopping Esplanada construiu na região de Sorocaba com a expertise e qualidade da marca Iguatemi, o Iguatemi Esplanada é um dos maiores complexos de uso misto do interior de São Paulo, unindo o shopping, uma torre comercial e uma residencial ainda em construção. O empreendimento tem um mix completo com 390 lojas, 40 operações de alimentação, sendo 10 restaurantes, com a inauguração do Coco Bambu prevista para julho de 2021. O shopping também possui 10 salas de cinema da Cinépolis, das quais 3 são salas VIP, além de um estacionamento com 4.200 vagas, sendo 2.000 delas cobertas e uma vaga elétrica. Mais do que isso, o Iguatemi Esplanada oferece serviços exclusivos, como o Posto de Emissão de Passaportes da Polícia Federal, e tem como missão proporcionar experiências únicas para seus clientes. Com a expansão em 2013, o Iguatemi Esplanada passou a contar com uma área bruta locável (ABL) de 63.890 m². A ala já existente, denominada Ala Norte, possui 23.890 mil m² de ABL e a Ala Sul, com 40 mil m² de ABL.

Serviço:

Iguatemi Esplanada

Ações de Sustentabilidade

Endereço: Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço: Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemiesplanada.com.br

 Siga o Iguatemi Esplanada Shopping nas redes sociais

Instagram – @iguatemiesplanada

Facebook – facebook.com/iguatemiesplanada

Informações para a Imprensa Shopping Center Iguatemi Esplanada

Vergili Press Office Comunicação Integrada

Sandra Vergili – sandra@vpocomunicacao.com.br

(15) 99773.8572

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO