espaço do

ASSOCIADO

Grupo Flamboyant é exemplo de marca sustentável em Goiás

Com investimento superior a meio milhão de reais apenas na gestão de resíduos, Grupo celebra indicadores de sustentabilidade

Optar pelo desenvolvimento sustentável é o melhor caminho para empresas atentas à perpetuidade de seus negócios. Um compromisso que contribui para o bem estar de colaboradores, de clientes e do mercado, já que as boas práticas repercutem numa melhor qualidade de vida da sociedade como um todo.

Investindo em diferentes práticas, o Grupo Flamboyant vem se tornando ao longo dos anos um case de sucesso por integrar a responsabilidade ambiental em sua cultura. Um exemplo vem do Flamboyant Shopping que desde 2009, mantém uma equipe especializada para colocar em prática projetos e ações focadas na sustentabilidade, o que inclui desde a gestão interna de resíduos a ações externas como o plantio de árvores nativas.

A responsabilidade ambiental do shopping se concretiza em vários aspectos, entre eles, no tratamento ambientalmente correto dos resíduos através da reciclagem e reutilização. “Em 2020 foram tratadas 217,301 toneladas de resíduos, preservando milhares de recursos naturais”, avalia a gestora de resíduos do Flamboyant Shopping, Marina Araújo.

De março de 2020 a fevereiro de 2021 foram gerados 1.679,35 toneladas de resíduos não perigosos e poupando 545.505,00 KWh de energia. “Para chegarmos a esse resultado houve um investimento na gestão de resíduos na ordem de R$636,431,78 e além de todos os benefícios ao meio ambiente, o shopping ainda angariou R$57.105,13 com a venda dos resíduos recicláveis”, explica Marina.

 

Eco Flamboyant 

Outro bom exemplo de sustentabilidade inclui o processo de compostagem, que se tornou possível a partir de um programa interno para desenvolvimento da equipe, o Eco Flamboyant. Criado para estimular inovações desenvolvidas e aplicadas pelos próprios colaboradores, o Eco Flamboyant utiliza as sobras de alimentos geradas nas áreas de alimentação, que passam a ser tratados de forma a obter um composto orgânico bastante rico em nutrientes a partir da compostagem.

Empregando inovação ao processo, a equipe de colaboradores desenvolveu um Espaço Verde. Uma laje que antes era apenas concreto, hoje recebe o adubo natural para o cultivo de hortaliças, condimentos e árvores frutíferas 100% orgânicos. No local são cultivados tomate, alface, couve, hortelã, manjericão, alecrim, erva doce, jabuticaba, amora, acerola e outros.

“O adubo é colocado em caixas plásticas para descansar por sete dias. Finalizado esse processo, as caixas são levadas a cobertura do shopping, onde os próprios colaboradores vislumbram a oportunidade de obter alimentos orgânicos de forma acessível”, lembra Marina.

 

Fora de casa  

O Grupo Flamboyant também realiza ações que visam a promoção da sustentabilidade, colaborando com a arborização de Goiânia.  A marca aderiu recentemente ao Projeto Amigo Verde, promovido pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Além do Parque Flamboyant, que já sente muitas melhorias, o Parque Sabiá, na Vila Jardim Vitória, recebeu mudas de árvores nativas do Cerrado como Aroeira, Araçá, Copaíba, Cedro, Ipê Branco, Amarelo e Roxo, Jamelão, Mutamba, Pitomba, Pau Formiga e outras.

“Esta arborização urbana integra as diretrizes aplicadas pelo Grupo e colaborou para o recebimento do Selo de Sustentabilidade Ambiental Ouro, recebido em 2 de dezembro de 2020. O reconhecimento é feito anualmente pela prefeitura de Goiânia a instituições que possuem práticas socioambientais sustentáveis”, ressalta.

A arborização já era promovida pelo Grupo Flamboyant desde 2016 e já contribuiu para o plantio de 430 mudas até o momento, sendo que destas, 150 mudas de 50 espécies englobam o exercício 2020. Por ser um projeto incorporado à atuação da empresa, a estimativa é plantar mais 450 mudas até o fim de 2022, totalizando 880 mudas.

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.