espaço do

ASSOCIADO

5 mitos da terceirização de limpeza

terceirização de limpeza tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, especialmente com a pandemia e a necessidade de atender algumas normas sanitárias que visam garantir segurança e combater o avanço do vírus.

De maneira prática, a terceirização ocorre quando uma organização transfere algumas atividades para uma outra empresa. Nesse sentido, é possível terceirizar diversos serviços, desde processos administrativos até iniciativas de manutenção e facilities.

Embora seja uma prática comum, muitas corporações ainda têm dúvidas acerca da viabilidade desse método e, principalmente, nutrem algumas ideias erradas sobre a iniciativa. Continue com a sua leitura, veja quais são esses mitos e entenda se realmente vale a pena optar pelos serviços terceirizados.

Você pode se interessar: Conheça os principais desafios da terceirização de serviço de limpeza

5 mitos da terceirização de limpeza

Dentre os principais mitos que rondam a terceirização de limpeza e higienização, estão:

1. Funcionários terceirizados trazem problemas às empresas

É comum que, pelo fato de não terem sido contratados diretamente pela organização, os gestores pensem que os funcionários terceirizados podem gerar problemas para a operação, porém, não é bem assim.

Ao contratar determinado serviço, os colaboradores não apenas são capacitados e especializados para atuarem naquela função, mas também seguem todo um padrão ético da empresa contratada.

Outro ponto, nesse quesito, são os acidentes de trabalho. Muitas empresas imaginam que os terceirizados possuem mais chances de sofrerem qualquer tipo de incidente, porém, também não é essa a realidade.

Eles recebem treinamentos acerca das boas práticas de segurança e a utilização de cada produto, EPI ou outros equipamentos.

2. Empresas que terceirizam têm mais problemas trabalhistas

Elencando o tópico anterior, um outro mito muito comum quando uma empresa cogita a terceirização é acreditar que essa atividade pode trazer problemas trabalhistas.

Quando uma organização terceirizada é contratada, ela é responsável por todos os processos de sua mão de obra, o que diz respeito não apenas aos treinamentos, mas também à contratação, rescisão e todos os encargos envolvidos.

Com isso, a empresa contratante não possui nenhum vínculo trabalhista com os colaboradores, garantindo previsibilidade e redução de custos.

3. A terceirização só pode ser feita por grandes empresas

Outra ideia errônea é que a terceirização de limpeza apenas pode ser feita por grandes empresas e não é bem assim. Esse tipo de serviço está cada vez mais acessível, o que viabiliza a contratação por pequenas e médias empresas também.

Inclusive, empresas de todos os portes podem ser beneficiadas pelas vantagens desse processo, despendendo tempo e recurso para investir naquilo que é essencial: o seu core business.

4. Não se pode garantir a produtividade e eficiência do funcionário terceirizado

O acompanhamento dos funcionários terceirizados fica sob responsabilidade da empresa contratada, isso significa que ela implementa medidas eficientes para garantir a produtividade do time.

Além disso, quando um colaborador não pode comparecer no posto de trabalho, a organização envia um substituto no local, de modo a assegurar a realização da atividade, processo que diminui o absenteísmo.

5. A terceirização é um gasto

Por fim, muitas empresas têm a terceirização de limpeza como um gasto. De modo geral, acham mais fácil e econômico contratar, treinar e acompanhar funcionários internos. No entanto, a realidade também não é essa.

Ao internalizar os serviços de higienização, a organização em questão não fica responsável somente pela mão de obra, mas também pelos equipamentos, produtos e EPIs, o que gera ainda mais encargos, gastos esses que são totalmente cobertos pela terceirizada.

Leia também: Gerenciamento de ativos: como reduzir custos com a terceirização?

Conte com a Vivante!

Como visto, fazer a terceirização de limpeza pode ser bastante benéfico para as empresas, porém, é preciso contar com uma parceira experiente e qualificada, como é o caso da Vivante.

Possuímos mais de 20 anos de vivência e oferecemos serviços completos de Manutenção, Facilities, Eficiência Energética e Soluções em IoT para segmentos como:

  • Saúde;
  • Indústria;
  • Prédios comerciais;
  • Instituições de ensino;
  • Shopping Centers.

Já atendemos mais de 150 empresas e contamos com mais de 5 mil profissionais especializados espalhados por todo território nacional, oferecendo à sua organização qualidade e segurança. Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo!

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO