espaço do

ASSOCIADO

5 erros na manutenção em ar-condicionado de shopping

A demanda por equipamentos de climatização no Brasil, como ar-condicionado de shopping, em edifícios comerciais, hospitais e até mesmo em casa, cresce todos os anos.

Isso porque o país está localizado em um continente tropical, nesse sentido, grande parte do ano sofremos com altas temperaturas, mesmo em estações naturalmente mais amenas, como o outono.

Entretanto, muito mais do que a instalação desses equipamentos, é fundamental adotar uma rotina de limpeza e manutenção, uma vez que esses processos garantem o funcionamento adequado dos aparelhos, além de promover a segurança dos ocupantes, com o ar mais limpo e livre de resíduos contaminantes.

Inclusive, a limpeza e manutenção de ar-condicionado tornaram-se indispensáveis no contexto da pandemia da Covid-19, já que é possível evitar maiores riscos de contágios de vírus e bactérias.

Ou seja, não dá para ignorar a importância de um cronograma de higienização para os equipamentos de climatização, incluindo para ar-condicionado de shopping.

Leia maisComo promover a manutenção do ar-condicionado e garantir a saúde das pessoas em tempos de Covid-19: entrevista com diretor técnico da Vivante

Entretanto, há alguns erros bastante comuns durante as vistorias dos aparelhos, que acabam prejudicando o desempenho na refrigeração do ambiente, bem como em quesitos de segurança de funcionamento.

A seguir, conheça as falhas mais frequentes que ocorrem na manutenção de ar-condicionado de shopping e saiba como evitá-las.

1 – Instalação mal realizada

O local de instalação do ar-condicionado é um ponto extremamente importante para garantir o funcionamento adequado do aparelho e o ganho da máxima eficiência.

Por esse motivo, às vezes o mau desempenho dos equipamentos está justamente relacionado a falta de planejamento na hora de colocar o aparelho.

Recomenda-se não instalar a condensadora em ambientes fechados, mas sim em espaços bem ventilados, sem obstrução frontal. Essa é uma das condições básicas para garantir a qualidade do ar e a climatização do local.

2 – Gargalos no planejamento de manutenção

manutenção e limpeza do ar-condicionado de shopping deve seguir um cronograma muito bem planejado.

Afinal de contas, a presença de gargalos nesses serviços pode prejudicar o desempenho do aparelho, seja por acúmulo de sujeira, ou mesmo porque não se percebe a falha em algum componente.

A dica é seguir as recomendações da Portaria do Ministério da Saúde nº 3.523/98, bem como a Lei nº 13.589, que versam especificamente sobre o planejamento de manutenção dos equipamentos de climatização.

3 – Não possuir ou seguir um PMOC

Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) está nas recomendações legislativas citadas anteriormente, sendo um processo fundamental para os ambientes comerciais climatizados.

Por meio desse documento, é possível seguir o passo a passo de reparos nos equipamentos, bem como os serviços de limpeza.

Sendo assim, vale a pena implementar o PMOC na verificação do ar-condicionado de shopping. Caso contrário, a eficiência do aparelho pode ser comprometida.

Saiba mais sobre o assunto: Como executar o plano de manutenção, operação e controle no seu estabelecimento?

4 – Não dispor de equipamentos de proteção para os colaboradores

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são indispensáveis para os trabalhos de limpeza e manutenção de ar-condicionado. É obrigação da empresa responsável garantir todos esses dispositivos e assegurar a integridade dos colaboradores envolvidos.

A falta de EPIs prejudica a segurança dos técnicos de manutenção e outros profissionais responsáveis, o que pode ocasionar um serviço de má qualidade.

5 – Não contar com uma empresa especializada

É importante contar com uma empresa especializada em limpeza e manutenção de ar-condicionado, como é o caso da Vivante.

Além de fornecer um plano de manutenção, operação e controle completo para a vistoria dos equipamentos, nós também contamos com serviços especiais para equipamentos de climatização em ambientes comerciais.

Com mais de 20 anos de experiência, a Vivante é pioneira em serviços para ar-condicionado de shopping, além de ter soluções completas de Manutenção, Facilities, Eficiência Energética e Soluções em IoT. Fale agora mesmo com a nossa equipe!

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO