espaço do

ASSOCIADO

4 razões para investir em eficiência energética nas empresas

eficiência energética nas empresas é um assunto cada vez mais discutido, afinal, organizações de todo o mundo estão buscando maneiras de minimizar gastos e serem mais ativas socialmente.

Na prática, essa medida está relacionada a utilizar os recursos das corporações de maneira mais inteligente e conscientizada.

Isso significa que as empresas devem estar envolvidas não apenas no menor consumo de energia, mas também na valorização de práticas sustentáveis e distribuição de informações que engaje os colaboradores e o mercado nessas iniciativas.

Para você entender um pouco mais sobre a importância desse processo, nós separamos abaixo alguns motivos que fazem do investimento em eficiência energética nas empresas algo positivo.

Veja mais: Eficiência energética nas empresas: como garantir?

4 razões para investir em eficiência energética nas empresas

Dentre as principais razões para investir em eficiência energética nas empresas, podemos citar:

1. Redução de custos

O benefício mais proeminente das iniciativas de eficiência energética é a redução de custos, sem dúvidas.

Esse resultado é alcançado tanto pelas iniciativas de infraestrutura (como mudanças no layout das empresas para melhor aproveitamento da luz solar), quanto pelas ações preventivas que reduzem as necessidades de iniciativas corretivas.

Além disso, empresas com práticas sustentáveis podem conseguir melhores condições das próprias companhias de energia (como reduções de taxas) e créditos em instituições que valorizam essas medidas, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

2. Aumento da competitividade

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, organizações que investem em medidas sustentáveis apresentam melhor desempenho e são mais resilientes.

Nesse sentido, é possível não apenas ganhar diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes, mas também se tornar uma referência no seu setor de atuação.

3. Suporte para crescimento dos negócios

Elencando os tópicos anteriores, ao reduzir custos e ganhar diferencial competitivo, as empresas também conseguem alcançar estabilidade para crescer no mercado.

Com isso, as organizações têm mais sucesso ao atingir maturidade digital, gerenciar todas as outras áreas do negócio, elaborar novas estratégias e, até mesmo, lançar novos produtos.

4. Melhor relacionamento com todas as esferas corporativas

Por fim, outra razão que justifica o investimento em eficiência energética nas empresas é a melhoria no relacionamento dos negócios com todas as esferas corporativas.

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos indica que 38% dos clientes brasileiros estão preocupados com questões ambientais dos produtos que consomem.

Diante disso, além do comprometimento com o público, as organizações conseguem alcançar engajamento de seus colaboradores, sócios e fornecedores.

Como tornar a eficiência energética real na sua empresa?

Apesar dos benefícios, implementar um plano de eficiência energética nas empresas não é tão simples quanto parece. O primeiro passo é analisar toda a sua infraestrutura e buscar por oportunidades de otimização.

Por exemplo, alguns escritórios possuem móveis e janelas dispostos de maneira errada e, com isso, não conseguem aproveitar toda a potencialidade da luz do sol.

Muitas vezes, mudanças nas cores das paredes (tons claros valorizam a iluminação natural) ou mobiliários podem auxiliar a poupar o uso de energia durante a maior parte do dia.

Outro ponto que deve ser levado em consideração são os maquinários. Algumas organizações acabam pagando mais caro em contas de energia por conta de equipamentos antigos ou com maior potencial consumidor.

Por essa razão, é válido revisar todos os maquinários usados (como sistemas de climatização) e considerar a adoção de equipamentos mais modernos.

Algumas outras dicas que podem ajudar na implementação da eficiência energética nas empresas são:

  • Investir em sensores de presença em corredores, escadas e outros locais de pouca circulação;
  • Elaborar memorandos para conscientização dos colaboradores;
  • Evitar horários de picos;
  • Analisar dados constantemente acerca do consumo da sua empresa.

Leia também: Redução de energia em indústrias: como alcançar em 2021?

Conte com a Vivante!

Vivante pode te ajudar a reduzir o consumo energético. Com mais de 20 anos de experiência no setor, a Vivante conta com mais de 5 mil profissionais e atende mais de 60 empresas espalhadas pelo Brasil dos mais variados segmentos.

Dentre as nossas soluções para potencializar a eficiência energética do seu negócio, estão: Sistema de abastecimento, Cogeração de Energia, Soluções em ar comprimido, Geração de vapor, Soluções em sistemas de iluminação e Gerenciamento de energia.

Além disso, a Vivante conta com tecnologias disruptivas e soluções em IoT que auxiliam no monitoramento de toda a infraestrutura, acuracidade de informações e implementação de uma gestão baseada em dados, tornando as tomadas de decisão mais assertivas.

Quer saber mais sobre as nossas soluções de eficiência energética nas empresas? Acesse agora mesmo!

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO