espaço do

ASSOCIADO

Shoppings de São Paulo, Campinas e São Bernardo do Campo mantêm em seu dia a dia ações de sustentabilidade e contribuem para a preservação ambiental

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os centros de compras apresentam seus projetos já em desenvolvimento 

Completamente preocupados e engajados com as questões de preservação ambiental e de sustentabilidade, os shoppings da Ancar Ivanhoe Eldorado, Golden Square, Metrô Itaquera, Parque das Bandeiras e Pátio Paulista farão ações específicas em apoio ao Dia Mundial do Ambiente, em 5 de junho. 

Esta data  foi criada em 1972, na Assembleia Geral das Nações Unidas, ocasião em que a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que mostra os princípios que visam a melhoria da preservação do meio ambiente. 

Conscientes de suas responsabilidades quanto ao tema, os cinco shoppings fazem constantemente ações sustentáveis – algumas fixas e outras periódicas. Todos eles possuem uma horta orgânica, ou telhado verde, onde são plantados diversos tipos de legumes, verduras e ervas, que quando colhidos são postos à disposição dos seus colaboradores. 

O Shopping Eldorado conta com o Projeto Eldorado Sustentável, que abrange todas as áreas do empreendimento. Atualmente, 72% de todo o lixo gerado no local – orgânico, eletrônico e reciclável – tem a destinação ecologicamente correta. São elas: reciclagem de orgânicos, separação do material reciclado e doação à ONG parceira, coleta e destinação sustentável de pilhas, eletrônicos e óleo comestível usado. O centro de compras também possui uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e iluminação por lâmpadas de LED. 

Já o Golden Square possui pontos de coletas de óleo de cozinha, de lixo comum e reciclado e uso de tapume sustentável. Até o dia 17 de junho, terá alguns para o descarte de baterias de celulares que serão direcionadas a locais de recebimentos específicos para esse tipo de materiais.  

O Shopping Metrô Itaquera possui um tapume sustentável, no qual seus visitantes podem fazer o descante de lixo para reciclagem.  

O Parque das Bandeiras fará uma ação especial com uma escola da região de Campinas, no dia 6 de junho, em que os alunos, com idades entre 10 e 11 anos, serão levados para conhecer a horta do centro de compras e plantarão algumas mudas. Em cerca de dois meses, quando as plantinhas nascerem, eles voltarão para colhê-las.  

Os estudantes também terão a oportunidade de entender como funciona o processo de destinação de resíduos orgânicos gerados na praça de alimentação, que são enviados à fábrica de sabão e fertilizantes do shopping — por fim, conhecerão o local e participarão de atividades de entretenimento oferecidas pelo centro comercial.  

O shopping também traz uma novidade: no dia 8 de junho às 10h, inaugurará o Espaço Sustentabilidade, no 2º Piso. Para isso, promoverá, em parceria com a empresa AGRODKV, um evento em que serão vendidos produtos orgânicos, como hortaliças, leguminosas e algumas mudas, além de uma palestra falando sobre o processo de compostagem e como elaborar uma horta em casa.  

O Shopping Pátio Paulista, por sua vez, tem uma série de recursos importantes para a preservação ambiental, entre eles pontos de coletas de materiais eletrônicos, de óleo de cozinha, de cápsulas de café, de pilhas e baterias, de bitucas de cigarros, além da segregação de lixo comum e reciclado — este doado a uma cooperativa, conforme o decreto municipal 45.668.  

O empreendimento também conta com outras ações fixas, como a adoção da Praça Oswaldo Cruz, na qual é responsável pela limpeza, conservação e jardinagem, possui arejadores nas torneiras dos sanitários, o que auxilia na redução de 70% do uso de água, tem iluminação 100% de LED em todo o mall, utiliza energia limpa, ou seja, compra a energia de uma empresa fornecedora que possui uma minicentral elétrica própria, e disponibiliza ponto de recarga para carro elétrico.  

“Entendemos que o shopping center tem o papel de agente transformador na comunidade em que se insere, por isso buscamos desenvolver soluções em nossos empreendimentos que disseminem os valores da empresa. É o caso da Fábrica de Sabão, que evita a contaminação da rede de esgoto e a proliferação de pragas, e do Telhado Verde que evita que quilos de lixo orgânico sejam despejados nos lixões”, afirma Jaqueline Bazani, gerente nacional de Operações da Ancar Ivanhoe, administradora do shopping. 

“Acreditamos que cada empreendimento é um instrumento de desenvolvimento social e temos o compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos nossos funcionários e das comunidades onde estamos presentes”, completa. 

O intuito dos shoppings é mostrar ao público que atos simples podem ser aplicados até mesmo em suas residências e que esse tipo de atitude faz bem não só a nós mesmos, mas ao próximo e ao local em que vivemos.  

Ancar Ivanhoe  

Pioneira no setor de shopping centers, a Ancar Ivanhoe é uma das líderes do mercado, com mais de 40 anos de atuação. Sua história teve início na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping construído no Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge, líder global de serviços imobiliários, e continuou sua trajetória em constante expansão. Após mais de uma década dessa parceria, a Ancar Ivanhoe tornou-se uma das cinco maiores empreendedoras e administradoras de shopping center do Brasil, presente nas cinco regiões do país. Com mais de 3 mil colaboradores espalhados em 28 empreendimentos, a empresa é a única do setor há 11 anos na lista do Instituto Great Place To Work.  Para mais informações, acesse www.ancarivanhoe.com.br . 

Assessoria de imprensa – Shoppings Golden Square, Metrô Itaquera, Parque das Bandeiras e Pátio Paulista 

Approach Comunicação   

Meriely Dantas – meriely.dantas@approach.com.br 

Assessoria de imprensa – Shopping Eldorado 

Approach Comunicação   

Silvana Chaves – silvana.chaves@approach.com.br