espaço do

ASSOCIADO

Shopping Jardins oferece pontos para o descarte de lacres de latinhas de alumínio

Além de colaborar com o meio ambiente, iniciativa contribui com o projeto Lacre do Bem e beneficia pessoas e instituições que necessitam de cadeira de rodas

Você sabia que o lacre da latinha da sua bebida predileta pode ser transformado em cadeira de rodas e contribuir com o bem-estar de uma pessoa? Esta é a proposta da organização não governamental Lacre do Bem, que desde 2013 promove a reciclagem e a melhoria da qualidade de vida. E o melhor: agora, você tem a oportunidade de contribuir com este precioso trabalho, descartando os lacres no Shopping Jardins, em Aracaju (SE).

O centro de compras abraça a iniciativa do Lacre do Bem e disponibiliza à população sergipana dois pontos de descarte: um na Praça de Alimentação Arcos, próximo ao restaurante Quanto Prima, e outro na Praça de Alimentação Jardins, próximo à Extrafarma.

Todo material coletado é enviado ao Lacre do Bem, que vende o resíduo para empresas de reciclagem e o valor obtido é utilizado para a aquisição de cadeiras de rodas que são doadas a instituições e pessoas que necessitam. A cada 105kg de lacres (que equivalem a 140 garrafas PET de 2 litros cheias do material), a ONG consegue doar uma cadeira.

Lacre do Bem

Criado em 2013, o projeto surgiu a partir da iniciativa da pequena Júlia Macedo, que aos nove anos de idade, começou a juntar lacres para comprar e doar uma cadeira de rodas. Após mobilizar amigos, parentes e colegas de escola, a ideia da garotinha foi crescendo, até se tornar o Lacre do Bem. Hoje, a ONG conta com parceiros em diversos Estados do país e já arrecadou 7,4 toneladas de lacres de latas de alumínio, ajudando a transformar a vida de 535 pessoas. 

As doações são feitas de acordo com uma lista de espera organizada pela própria ONG, levando em consideração a prioridade de cada caso de forma individual. As solicitações para quem desejar se cadastrar para receber o benefício podem ser realizadas através do formulário disponível no site www.lacredobem.com.br.

Além de estimular o descarte adequado de material reciclável, a iniciativa proporciona melhor qualidade de vida à população.

Descarte Solidário

A parceria com o Lacre do Bem ratifica o compromisso socioambiental do Shopping Jardins que, desde 2013, adota práticas sustentáveis e contribuiu com o equilíbrio ambiental. Em suas áreas interna e externa, o empreendimento dispõe de coletores, onde toda a população pode descartar resíduos adequadamente. O projeto ‘Descarte Solidário’ conta com dois ecopontos e uma caixa coletora de jornais e revistas e todo o material coletado é destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

No Ecoponto instalado no Estacionamento F (ao lado do hipermercado G.Barbosa), há caixas para o recolhimento de óleo de cozinha usado, metais, plásticos, papéis (incluindo agendas e cadernos usados), pilhas e baterias. Na estação localizada ao lado da Portaria G2, é possível descartar jornais, revistas, pilhas, baterias e eletrônicos de pequeno porte. Já na área interna do mall, há uma caixa coletora de jornais e revistas ao lado da Livraria Escariz.

O material depositado nos Ecopontos e caixa coletora, assim como todo resíduo produzido no centro de compras, incluindo lojas, restaurantes, praças de alimentação e mall, é encaminhado à Estação de Reciclagem do Shopping Jardins. Todo material é separado pela Care, que seleciona aqueles passíveis de reciclagem e destina adequadamente os demais componentes. Pilhas e baterias são encaminhadas à EcoTi e o óleo de cozinha à Recigraxe, empresas locais devidamente licenciadas. Além de estimular a população a realizar a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente, a iniciativa beneficia mais de 60 famílias atendidas pela Care.