espaço do

ASSOCIADO

Shopping Jardins oferece Ecopontos para o descarte adequado de resíduos

Além de contribuir com o equilíbrio ambiental, projeto ‘Descarte Solidário’ beneficia famílias atendidas pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (SE)

Tradicionalmente, as famílias aproveitam o início do ano para fazer uma minuciosa faxina em casa, selecionando itens em bom estado para doação e descartando diversos materiais que não têm mais utilidade. E o que fazer com papéis, agendas, cadernos, revistas, jornais, equipamentos eletrônicos de pequeno porte, pilhas e baterias em desuso? Muitos itens que costumam ir diretamente para a lixeira comum podem ser reciclados e outros merecem atenção especial. Para não poluir a natureza e zelar pela saúde do planeta, a recomendação é realizar o descarte correto dos resíduos.

Buscando estimular a adoção de práticas sustentáveis e contribuir com o equilíbrio ambiental, desde 2013, o Shopping Jardins dispõe de coletores, em suas áreas interna e externa, onde toda a população pode descartar resíduos adequadamente. O projeto ‘Descarte Solidário’ conta com dois ecopontos e uma caixa coletora de jornais e revistas e todo o material coletado é destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

No Ecoponto instalado no Estacionamento F (ao lado do hipermercado G.Barbosa), há caixas para o recolhimento de óleo de cozinha usado, metais, plásticos, papéis (incluindo agendas e cadernos usados), pilhas e baterias. Na estação localizada ao lado da Portaria G2, é possível descartar jornais, revistas, pilhas, baterias e eletrônicos de pequeno porte. Já na área interna do mall, há uma caixa coletora de jornais e revistas ao lado da Livraria Escariz.

Somente em 2019, foram coletadas 214 toneladas de papéis, 14 toneladas de plásticos, 8,7 toneladas de metais e mais de 550 kg de pilhas e baterias. Isso significa dizer que 4.714 unidades de árvores foram preservadas; 21 mil m³ de água e 542 mil megawatts de energia foram economizados; e cerca de 676 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas para a atmosfera.

Apenas no Ecoponto localizado no Estacionamento F, foram coletados 781 litros de óleo de cozinha usado. Considerando que, quando descartado incorretamente, um litro do resíduo pode poluir cerca de 20 mil litros de água, isso significa que 15,6 milhões de litros de água deixaram de ser poluídos.

O material depositado nos Ecopontos e caixa coletora, assim como todo resíduo produzido no centro de compras, incluindo lojas, restaurantes, praças de alimentação e mall, é encaminhado à Estação de Reciclagem do Shopping Jardins. Todo resíduo é separado pela Care, que seleciona os materiais passíveis de reciclagem e destina adequadamente os demais componentes. Pilhas e baterias são encaminhadas à EcoTi e o óleo de cozinha à Recigraxe, empresas locais devidamente licenciadas. Além de estimular a população a realizar a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente, a iniciativa beneficia mais de 60 famílias atendidas pela Care.

Em reconhecimento à sua relevância, o projeto ‘Descarte Solidário’ conquistou o Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade em 2016. A premiação concedida anualmente pela Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce) visa incentivar e valorizar iniciativas realizadas por shoppings de todo o Brasil e destacar a importância do segmento como agente de transformação da realidade social, ambiental e econômica do país.