espaço do

ASSOCIADO

Semana do Meio Ambiente

RioMar Shopping promove ações que destacam a importância da preservação ao meio ambiente, além dos projetos Jogando Limpo com o Mangue, Muda Mangue, oficinas e atividades sustentáveis 

Em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, o RioMar Aracaju promoverá a 6ª edição do Projeto Jogando Limpo com o Mangue. Durante toda a semana, o empreendimento irá celebrar a data com atividades educativas, que têm como objetivo alertar a sociedade para a degradação dos manguezais em Sergipe e a necessidade da preservação do ecossistema.

As ações terão início em 4 de junho e seguem até o dia 6, com uma vasta programação que irá contemplar a coleta simbólica de resíduos no manguezal próximo ao shopping, plantio de mudas de mangue e ações direcionadas às crianças de escolas públicas, estaduais e municipais, e instituições sociais.

A programação começará às 8h, na Avenida Beira Mar, em frente à Aease, onde irão acontecer todas as atividades relacionadas ao primeiro dia do evento. Apresentação cultural, sessão de alongamento, coleta de resíduos descartados de forma incorreta no mangue, exposições e oficinas, além de blitz educativa realizada pela SMTT e Unimed, estarão entre as ações. 

Entre as atividades mais importantes do projeto Jogando Limpo com o Mangue está a coleta simbólica de resíduos numa faixa de 1km do manguezal. Neste ano, o evento ganhará reforço de mais de 150 voluntários, entre estudantes, professores e equipes da Emsurb e Care. Além disso, o projeto ambiental será abraçado pela Marinha do Brasil, Ibama, Sema e Federação de Remo de Sergipe –, que irão percorrer o Rio Poxim para recolher o resíduo descartado de forma incorreta no ecossistema.

Projeto Muda Mangue

Outra atividade de importante relevância para o meio ambiente é o Muda Mangue. O projeto tem como objetivo promover a conservação dos manguezais a partir do reflorestamento de áreas degradadas.  A ação acontecerá no dia 5, a partir das 9 horas e a concentração será na entrada principal do shopping. De lá, cerca de cem voluntários seguirão para a área de plantio, localizada próximo à arena de eventos. Todas as mudas foram produzidas e cultivadas no Viveiro Florestal RioMar, espaço mantido pelo empreendimento para a produção de mangue branco e vermelho, duas das espécies que compõem os manguezais de Sergipe.

Durante a segunda edição do Muda Mangue, serão plantadas cerca de 500 mudas. As ações ambientais desenvolvidas pelo shopping buscam, especialmente, recuperar as áreas de mangue, sobretudo no entorno do empreendimento.

Programação para os pequenos protetores do meio ambiente

As comemorações encerram no dia 6, com a programação toda voltada para a criançada que estuda em escolas públicas, instituições sociais e Colégio Arquidiocesano.  Em parceria com o Cinemark, as ações irão contemplar teatro, palestra lúdica e brincadeiras. A manhã inicia com a peça Uçazinho promovida pela Sema e Ibama. Em seguida, o Colégio Arquidiocesano, um dos parceiros do RioMar no projeto ambiental, apresenta a peça ‘De Olho no Lixo’, com o grupo teatral Herdeiros do Futuro.

Outra proposta interessante que a escola trará para o Jogando Limpo com o Mangue é o Cine Ambiental, que tem como objetivo trabalhar algumas questões ambientais de forma lúdica, significativa e divertida. “As crianças assistirão a história do Ted, uma formiga muito divertida que ensinará como salvar o nosso planeta das agressões causadas pelos seres humanos.” Conta Mara Oliveira, coordenadora de eventos do Colégio Arquidiocesano.

Logo após a exibição de Ted, as crianças irão participar de uma roda de conversa, onde poderão conhecer os males que o lixo causa ao planeta. A escola finaliza a participação no evento com o filme ‘Capitão Planeta’, o herói do meio ambiente.

Logo após o Cine Ambiental, será a vez do Prof. Franklin Souza fazer uma explanação lúdica sobre a peça ‘De Olho no Lixo’. A programação ainda irá contar com uma exposição da Fundação Mamíferos Aquáticos e com a Bolha, uma atividade de realidade virtual promovida pela Sema. Tanto a exposição quanto a Bolha ficarão no hall principal do cinema, durante toda a manhã. Para esta etapa do evento, estima-se que a ação irá receber cerca de 350 crianças.

O Projeto Jogando Limpo com o Mangue conta com o apoio e parceria da Polícia Ambiental, Guarda Municipal, Marinha do Brasil, Sema, Ibama, Emsurb, Aracaju Lixo Zero, Colégio Arquidiocesano, Unit, Sesc, Fundação Mamíferos Aquáticos, Federação de Remo de Sergipe, Instituto Bioterra, Estre e Care.

Sobre o RioMar Shopping

Inaugurado em 8 de maio de 1989, O RioMar Shopping foi o primeiro empreendimento que trouxe para Aracaju o conceito de modernidade dos shopping centers. Administrado pelos Grupos JCPM e NB Empreendimentos desde 2006, o centro de compras teve sua primeira expansão em agosto de 2008, a segunda em 2011 e a terceira expansão em 2017. Hoje, com um total de 282 lojas, entre elas 14 âncoras e 4 megalojas, o centro de compras configura na 13ª colocação em tamanho entre os empreendimentos da Região Nordeste. Localizado em um dos pontos mais charmosos de Aracaju – entre o Rio Sergipe e o mar,o RioMar Shopping surge entre a paisagem natural e humanizada, como um dos cartões postais mais belos da cidade.

RioMar Shopping 
Avenida Delmiro Gouvêia, 400, bairro Coroa do Meio, Aracaju | SE.
(79) 2104.9750 | riomararacaju.com.br  


Assessoria de imprensa
Lotti+Caldas Comunicação
Ana Paula Caldas (79) 98132.0175
Leonardo Lotti (79) 98133.4559