espaço do

ASSOCIADO

Seconci-SP realiza palestra sobre câncer de mama para funcionárias da construção civil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as brasileiras e com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, a regional do Seconci-SP em Sorocaba está ministrando palestras de conscientização para funcionárias de empresas do segmento da Construção Civil.


Segundo a médica e palestrante, Dra. Carolina Piffer de Mello, o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção. “O autoexame é importante, assim como os exames de rotina, como a mamografia e o ultrassom, pois eles auxiliam na detecção precoce do câncer de mama”, destaca.

A médica explica ainda que uma das principais maneiras de evitar a doença é mantendo uma alimentação saudável junto à prática de atividades físicas. 

“Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados hábitos saudáveis. Uma ingestão rica em alimentos como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões podem prevenir novos casos”, esclarece.

Além disso, o diagnóstico precoce possibilita melhores resultados no tratamento deste tipo de câncer e deve ser feito por meio da investigação de sinais e sintomas.

“A melhor maneira de identificar os sintomas é prestando atenção ao aparecimento de caroços (nódulos) na mama, pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou alaranjada, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos”, observa.

Conforme explica Ester Gonçalves, gerente da Regional Sorocaba do Seconci-SP, a entidade dispõe de uma equipe de profissionais da saúde para orientar os trabalhadores e seus familiares. “O quadro de médicos do Seconci-SP conta com equipe multidisciplinar, visando sempre a qualidade de vida e segurança dos trabalhadores da construção civil e através da palestra, podemos alertar sobre os riscos do câncer de mama e conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, conclui a gerente.

Para mais informações sobre os serviços e produtos da Regional do Seconci-SP em Sorocaba, entre em contato pelo telefone (15) 3042.1840 ou pelo e-mail sorocaba@seconci-sp.org.br.

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 130 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria.

Além disso, os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade conta ainda com assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

Informações: Regional Sorocaba do Seconci-SP (15) 3042.1840 / sorocaba@seconci-sp.org.br

Informações para a imprensa:

Vergili Press Office Comunicação Integrada

(15) 3033-1404 – contato@vpocomunicacao.com.br

Diretoras executivas:

Sandra Vergili – (15) 99773.8572

Carla Acquaviva – (15) 99760.4004

www.vpocomunicacacao.com.br