espaço do

ASSOCIADO

Seconci Sorocaba adere ao Julho Amarelo, campanha de prevenção de hepatites virais

Dados do Ministério da Saúde indicam que no Brasil mais de um milhão de pessoas tiveram contato com o vírus da hepatite, o que representa 0,71% da população. Em 2017, foram registrados cerca de 41 mil novos casos da doença e, em 2018, este número mais do que dobrou entre homens de 20 a 39 anos.

Visando alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais, a Regional do Seconci-SP em Sorocaba aderiu ao Julho Amarelo, campanha de conscientização sobre a doença.

De acordo com a doutora Carolina Piffer Gonçalves  Leite Mello, médica da Regional, existem cinco tipos de hepatites virais: A, B, C, D e E. “A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Os sintomas mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras. Ao detectar estes sintomas, é importante consultar o médico e, se constatada a doença, iniciar o tratamento o mais rápido possível, principalmente porque a hepatite é uma doença silenciosa” explica.

As principais formas de contágio da doença são relações sexuais sem o uso do preservativo, contato com o sangue contaminado, algumas secreções e até mesmo o consumo de água ou alimentos infectados. “As hepatites virais matam duas vezes mais do que a AIDS e a prevenção é a melhor maneira de evitá-la”, observa a médica.

Segundo a gerente da Regional do Seconci-SP em Sorocaba, Ester Gonçalves, a entidade disponibiliza palestras de prevenção que são ministradas em empresas da construção civil e demais segmentos de mercado. “A campanha Julho Amarelo faz referência ao dia 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. No Brasil, a Lei 13.802, de janeiro de 2019, instituiu este mês como referência para a efetivação de ações contra a doença, em todo o território nacional. As empresas interessadas em realizar palestras podem entrar em contato com o Seconci pelo telefone (15) 3042.1840 ou pelo email sorocaba@seconci-sp.org.br”, complementa a gerente.

Sobre o Seconci-SP

O Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo) tem como missão promover ações de saúde e assistência social, garantindo qualidade de vida aos trabalhadores e seus dependentes. A Unidade de Sorocaba atende colaboradores de mais de 150 empresas contribuintes e dispõe de um corpo clínico especializado em: cardiologia, clínica médica, dermatologia, ginecologia, nutrição, oftalmologia, ortopedia, odontologia, otorrinolaringologia e pediatria.

Além disso, os trabalhadores e seus familiares podem realizar exames clínicos, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia, tudo no mesmo espaço. A Unidade conta ainda com assessoria em medicina ocupacional e engenharia de segurança, inclusive para empresas de outros setores da economia, com atendimento clínico para emissão de atestados de saúde ocupacional e realização dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, de acordo com a legislação trabalhista.

Serviço:  Seconci-SP

Endereço: Avenida General Osório, 391 – Trujillo – Sorocaba / SP

Informações:(15) 3042.1840 / sorocaba@seconci-sp.org.br

Informações para a imprensa:

Vergili Press Office Comunicação Integrada

Carla. Acquaviva | (15) 3303.1404 / (15) 99760.4004

Sandra Vergili | (15) 3303.1404 / (15) 99773.8572