espaço do

ASSOCIADO

Rotary faz testes de hepatite C no Cataratas JL Shopping

População poderá fazer testes gratuitos neste sábado (27), das 10 às 18 horas. Ação faz parte do Projeto Mundial de Erradicação da Hepatite, o Hepatite Zero, e também do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Teste gratuitos de hepatite C serão realizados na população neste sábado (27) no Cataratas JL Shopping, em Foz do Iguaçu. A ação faz parte do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28/7) e do Julho Amarelo, mês de combate às doenças do fígado, e será promovida pelo Rotary Clube de Foz do Iguaçu Ponte. O atendimento será das 10 às 18 horas no piso L1. A Hepatite C uma doença silenciosa, que se não for tratada, pode levar à morte e o Rotary Internacional desenvolve um Projeto Mundial de Erradicação da Hepatite, o Hepatite Zero.

De acordo com as autoridades de saúde, na maior parte dos casos de hepatite, o paciente não apresenta sintomas, é comum que ela seja descoberta apenas numa fase já crônica. A doença pode evoluir durante décadas sem que haja suspeita. Por isso, a importância da testagem. Se não houver tratamento, a hepatite C, por exemplo, considerada a mais letal, evolui para fase crônica em 60% a 85% dos casos e, em média, 20% evolui para cirrose ao longo do tempo. Estudos mostram que, uma vez estabelecida a cirrose hepática, o paciente tem risco anual para surgimento de câncer de fígado de 1% a 5%.

Sintomas e cuidados

A hepatite é uma inflamação no fígado. A doença é silenciosa e nem sempre apresenta sintomas, mas quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. A doença é transmitida por sangue contaminado, sexo desprotegido e compartilhamento de objetos cortantes. Não há vacina disponível do mundo. 

Andréa David

Pauta Comunicação

Assessoria de Imprensa e Relacionamento

(45) 99971.9751