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Relacionamento e boas experiências durante a compra são tendências para o varejo
Relacionamento e boas experiências durante a compra são as principais características do varejo com “alma”, principal tendência do setor para os próximos anos. O tema foi apresentado nesta terça-feira (10.03) pelo especialista em shopping centers, Luiz Alberto Marinho, no evento Retail Trends Pós NRF realizado pelo Goiabeiras Shopping para mais de 100 lojistas e convidados. 
 
Segundo o palestrante, a razão de existir do varejo mudou, pois as demandas das pessoas mudaram. Por isso, o reaquecimento da economia não significa, necessariamente, aumento nas vendas. “As pessoas não pararam de consumir, elas apenas estão fazendo isso de maneira diferente. Os novos modelos de negócio ameaçam o varejo tradicional. Portanto, é preciso surfar as novas ondas. Vemos lojas fechando porque não foram capazes de acompanhar as mudanças importantes no comportamento do consumidor e na dinâmica do mercado” alerta.
 
É essencial, explica Marinho, oferecer experiências relevantes para os clientes, dentro e fora da loja. De preferência, personalizadas. “Investir na equipe da loja nunca foi tão importante, pois as pessoas darão preferência para o varejo com ‘alma’, focado em melhorar suas vidas e não apenas em vender coisas para elas. Hoje, conquistar clientes é mais importante que fechar uma venda”, sinaliza. 
 
Entre os exemplos de experiências apresentadas estão a integração de lojas (conserto de celular com café), venda de roupas usadas (sustentabilidade) e o despertar de sensações. “As pessoas não querem só coisas, mas coisas que agreguem experiências positivas. Por isso, é fundamental estabelecer conexão humana, já que a venda do produto vai depender do nível de profundidade dessa conexão. As pessoas não precisam de mais um sapato ou roupa, elas têm que querer ir à loja. Bem-vindos à era humanológica”, conclui. 
 
Para o empresário do ramo de cafés, Riad Sami Ammouri, a palestra o fez repensar estratégias que tornem as atendentes em vendedoras. “Estamos considerando utilizar o programa de participação de resultados para ter um aumento do ticket médio. A palestra me alertou para isso, ou seja, em vez de fazer uma pontuação pela venda, poderíamos mensurar a pontuação pela conexão humana, pois o café é isso. Não vendo só café, vendo conforto. Meu produto é resultado desse convívio social”, justifica. 
 
O empresário conta que, incialmente, teve receio diante da conectividade digital, mas tem observado um movimento diferente na loja, em que as pessoas conversam com os colaboradores coisas pessoais. “O café proporciona essa possibilidade de conversar com as pessoas, de marcar encontros. Então, fico otimista com a conectividade humana em ascensão e já estou pensando em como  proporcionar experiências ao público”, completou Ammouri. 
 
Gerente da Blend, loja masculina que será inaugurada neste mês no Goiabeiras, Bruna Bitencourt Bressan trabalha há mais de 15 anos no varejo e destaca a importância de sempre estar aprendendo e se reinventando. “O mercado é muito rápido, competitivo e temos que estar sempre um passo à frente. As pessoas querem ser bem tratadas e é aí que entra a questão da experiência. O relacionamento não acontece só quando o cliente está aqui, comprando. Por isso, sempre tem que fazer algo a mais. Ligar, fazer um pós-venda, lembrar do aniversário. Mostrar que você se importa e que ele não é só mais uma cifra. O relacionamento é a base e o melhor marketing, que vai fazer as pessoas falarem de você. A equipe tem mesmo sempre que estar bem treinada e disposta para dar o melhor a cada cliente”, pontua. 
 
O gerente geral do Goiabeiras Shopping, Ricardo Cintra, destaca que a palestra é o pontapé inicial de um trabalho profundo feito pelo mall para os próximos anos. “O Goiabeiras tem seu espaço no mercado, um mercado seleto e qualificado. Na indústria de shopping center existe muito do mesmo e o que percebemos, e a NRF vem falando desde 2012 e 2013, é que precisamos envolver tecnologia, atendimento e outros diferenciais. Com certeza esse é um dos objetivos do Goiabeiras para os próximos anos”, conclui. 
 
O Retail Trends Pós NRF visa compartilhar os principais aprendizados obtidos durante a NRF Retail’s Big Show, realizado em Nova Iorque, em janeiro deste ano. O NRF Retail’s Big Show reuniu 40 mil pessoas, de 99 países, para compartilhar ideias, construir parcerias e experimentar a tecnologia visionária, numa perspectiva totalmente nova.
 
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