espaço do

ASSOCIADO

Shopping Cidade, em Belo Horizonte, investe no WhatsAapp e redes sociais para se manter próximo aos clientes

As vendas on-line têm sido a principal ferramenta utilizada por lojistas para driblar as dificuldades impostas pelas restrições de funcionamento do comércio em todo o país. Nesse cenário, o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp vem crescendo diariamente. Um levantamento da NuvemShop, plataforma de e-commerce líder da América Latina, revela o principal meio de atendimento ao cliente em 2020 foi o WhatsApp. 95% dos empresários e lojistas utilizaram o aplicativo para gerar vendas e relacionamento. Ainda de acordo com a empresa, o segmento de moda e vestuário lidera entre os que mais realizaram vendas ao longo do ano, ficando com 42% da fatia e ticket médio de R$213.

Os shoppings, grandes centros de comercialização de moda, precisaram se adaptar para atender ao novo tipo de consumo. O Shopping Cidade, localizado no Centro de Belo Horizonte, tem estimulado seus lojistas a investirem cada vez mais na utilização do WhatsApp. Mais de 70% das lojas do mall estão ofertando seus produtos e serviços no app de mensagens. “Essa ferramenta é prática, gratuita e muito eficiente. Ela permite ao lojista estar próximo de seu cliente e, ainda, permite que ele crie um banco de dados para um relacionamento pós-venda”, destaca o head de marketing e transformação digital do mall, Bruno Saliba.

De acordo com Saliba, a didática de compra no Shopping funciona de maneira direta, com o respaldo de segurança do shopping. “Os clientes entram em contato com as lojas através do Whatsapp, diretamente ou através do link que consta nos canais digitais do Shopping Cidade. Ele aciona a loja, escolhe o produto desejado, realiza o pagamento e o lojista providencia a entrega no local indicado pelo cliente com toda segurança e conforto”.

Como a capital mineira está na Onda Roxa, situação em que só é permitida a abertura de serviços essenciais, o mall tem potencializado o uso das redes sociais para se aproximar de seus clientes e gerar vendas. “A cidade enfrenta um momento muito complexo em relação à pandemia, por isso, tem sido essencial marcar presença nas redes sociais e manter ativo o relacionamento com os clientes. As redes têm nos proporcionado enfrentar todas as dificuldades de forma um pouco mais serena”, pontua Saliba.

Dicas para uma boa venda via Whatsapp

O Shopping Cidade destaca três dicas para quem deseja vender pelos canais digitais:

– As pessoas buscam relacionamentos. A venda é uma consequência. Por isso, estabeleça uma relação cordial, humanizada e intimista com seu cliente. A venda é on-line, mas o contato precisa ser caloroso;

– Não faça uma ‘planfletagem virtual’. Nada de enviar muitas imagens de produtos e preços. Mostre o valor de seu trabalho. Estabeleça um diálogo, conte detalhes de seu produto e serviço e como ele pode ajudar ou atender às necessidades de seu cliente;

– Responda o mais rápido possível. O atual cliente não quer perder tempo. Ele precisa que as coisas sejam facilitadas. Ofereça informações claras e objetivas e transmita segurança no momento da venda

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.