espaço do

ASSOCIADO

Praia Grande recebe drive-thru para testes rápidos de Covid-19

Iniciativa conta com o apoio das Secretarias de Saúde e Vigilância Sanitária da Cidade. Objetivo é auxiliar no mapeamento da disseminação da doença

A partir de hoje, 14, a população de Praia Grande contará com um drive-thru de testes rápidos para a detecção de Covid-19. A ação da clínica Perfil Gestão Ocupacional contará com 2 mil testes e será realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, no estacionamento subsolo do Litoral Plaza.

O objetivo da iniciativa é auxiliar os trabalhos das Secretarias de Saúde e de Vigilância Sanitária da Cidade para mapear os dados epidemiológicos da disseminação da doença no município.

“O teste identifica os anticorpos IgM e IgG que são as defesas produzidas pelo corpo humano contra o coronavírus. O IgM é o primeiro anticorpo que a pessoa começa a produzir ao ter contato com um vírus, enquanto o IgG é a memória que fica depois que o vírus já foi embora. É ele que diz se a pessoa está imune à doença”, explica o médico e diretor da clínica, Charles Dias.

Para garantir maior comodidade e segurança a todos, os procedimentos serão realizados com o paciente dentro do veículo. O teste é rápido, tem duração de aproximadamente 3 minutos, e a realização é por meio de uma coleta de sangue. O resultado ficará disponível no site do laboratório no mesmo dia.

É indicado que compareça ao drive-thru pessoas que já sentiram ou ainda sentem algum sintoma compatível a Covid-19 há mais de sete dias, como febre, coriza, tosse, cansaço, dificuldade para respirar, dor de cabeça ou outros.

“Com o aumento de casos de pessoas assintomáticas, os testes são indicados para todos que queiram saber se, em algum momento, já foram infectados ou se estão com a doença. Nos últimos dias, tivemos um aumento na procura do exame por profissionais que cuidam de idosos, ou seja, é uma preocupação de toda a população em saber se já teve contato com o vírus. Importante salientar que os resultados negativos (sem a presença dos anticorpos IgM e IgG) não excluem a infecção por SARS-CoV-2 e não podem ser usados como única base para o tratamento ou outra decisão. Ou seja, mesmo com resultado negativo, a pessoa não deve agir como se estivesse livre do vírus, pois sempre há o risco de infecção. As medidas de prevenção devem ser mantidas”, reforça o médico.

É necessário apresentar um documento com foto e utilizar máscara de proteção. A clínica fica localizada dentro do Centro Clínica MedShopping, no subsolo do Litoral Plaza, próximo ao acesso em frente à Havan. O teste rápido custa R$ 250,00.