espaço do

ASSOCIADO

“Pinóquio” chega ao Teatro do Clubinho

Nova montagem promete muitas aventuras e emoção para o público no mês de julho

O famoso boneco que é um verdadeiro patrimônio mundial será tema do espetáculo do Teatro do Clubinho, em julho, mês de férias das crianças. “Pinóquio”, montagem inédita e exclusiva do Londrina Norte Shopping – em parceria com a Cia. Curumim Açu e Atmosfera Eventos – promete muitas aventuras e emoções ao público.

A história contada pelo italiano Carlo Collodi em 1881 é um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil, e não poderia ficar fora da seleção de sucessos que o Teatro do Londrina Norte Shopping tem levado ao palco.

A garotada vai “viajar” na história do velho carpinteiro italiano Geppetto, que faz um boneco de madeira chamado Pinóquio, trazido à vida pela fada azul. A partir daí, se desenvolvem as aventuras do boneco que tenta, de todas as formas, se tornar um menino de verdade. 

A coordenadora de Marketing do Shoppping, Pamella Dovihy, ressalta que a peça é baseada no livro original e não nos contos da Disney. Por isso, o espetáculo vai além do fato do nariz do Pinóquio crescer sempre que ele contar uma mentira. “A história original é muito longa e há vários pontos importantes nela, a peça abordará alguns desses pontos”, afirmou.

Na peça, Pinóquio ganha vida e o pai pede para ele ir à escola. No caminho é influenciado por pessoas do mal e vai para outro lugar, onde vira um burro. Tudo porque não fez o que o pai havia pedido.  

De forma lúdica, a fábula aborda questões pertinentes ao desenvolvimento infantil, tocando em aspectos e dilemas vividos desde a formação da personalidade até o contato com os desafios que ultrapassam a proteção do ambiente familiar.

Por meio de jogos corporais e ressignificação de objetos e do espaço, os atores brincam em cena, levando os pequenos a uma aventura dentro do universo divertido e poético da fantasia.

Katja Vignard, produtora e coordenadora do Teatro do Clubinho, afirma que montar “Pinóquio” foi um grande desafio. “A história se passa em um parque de diversões, na oficina do Gepetto, no mar, em vários locais. Apesar disso, não estamos usando recursos visuais. Optamos pelo trabalho corporal dos atores para conduzir o público ao longo do enredo. Em comparação com as outras peças que montamos para o Teatro do Clubinho, este será o espetáculo com o maior nível de exigência de trabalho corporal do trio de atores”, adiantou.

Ficha técnica

Atores: Olifa Ollon, Marco Paixão e Carol Alves.

Dramaturgia: Carol Alves

Direção: Coletiva da Cia Curumim Açu

Pesquisa e realização dos bonecos: Olifa Ollon

Elementos cênicos: Adilson Hilário

Figurino: Alex Lima

Costura: Maria José da Silva Higa

Produção e coordenação: Katja Vignard | Atmosfera Eventos

Serviço – As apresentações no Teatro do Clubinho são sempre aos sábados e domingos, em duas sessões diárias, às 16h e às 18h, com uma peça diferente a cada mês.  Os ingressos custam R$ 15 para crianças de 0 a 4 anos – acompanhadas de um adulto. Pessoas com  necessidades especiais também podem estar acompanhadas de um responsável ao custo único de R$ 15.  Os ingressos podem ser adquiridos no site sympla.com.br/teatrodoclubinho ou na bilheteria do teatro, a partir das 14h, nos dias das apresentações. Crianças não podem entrar sem o acompanhamento de um responsável.