espaço do

ASSOCIADO

Para marcar o Dia Nacional dos Surdos, Cascavel JL Shopping realiza evento em Libras e sessão exclusiva de cinema

Nesta quinta-feira (26), dois professores e 37 alunos da ACAS farão uma apresentação na praça de alimentação, buscando a valorização da pessoa surda


O mundo parece cada vez mais barulhento, movimentado e frenético. E o silêncio é muito bem-vindo para relaxar em alguns momentos, né? Mas já você parou para pensar o quão difícil deve ser conviver com um silêncio constante e quais dificuldades de interação com o mundo isso desencadeia? Pois é, essa é a realidade enfrentada pelas pessoas surdas. 


É justamente para marcar essa luta de tantos anos que se comemora nesta quinta-feira (26) o Dia Nacional dos Surdos. Por conta disso, uma apresentação será realizada na praça de alimentação do Cascavel JL Shopping, às 13h30, envolvendo professores da ACAS (Associação Cascavelense de Amigos de Surdos). Dois professores surdos, Valdirene Dias e Flávio K. Junior serão responsáveis por uma encenação em Libras da peça “O rico e o pobre”. 


O evento ainda vai contar com uma apresentação do hino da ACAS na Língua Brasileira de Sinais, protagonizada por 37 alunos da escola. Os estudantes são de todas as turmas da instituição, que atende do Maternal ao Ensino Fundamental. A escola é voltada para pessoas surdas, mas tem professores surdos e ouvintes, trabalhando constantemente com a valorização da Língua Brasileira de Sinais.


Depois da apresentação, haverá uma sessão de cinema exclusiva para os membros da ACAS, enfatizando a importância da inclusão. “Isso é importante porque os surdos não são vistos. Eles estão no meio de todos e a dificuldade é grande, mas não é aparente. É fundamental também valorizar a Libras, que é a que eles usam para se comunicar”, destaca a coordenadora da ACAS, Valéria Fernanda da Costa.

Sobre a ACAS

Fundada em 11 de novembro de 1975, a Associação Cascavelense de Amigos de Surdos é uma entidade filantrópica. A ACAS é a responsável pelo Centro de Apoio Pedagógico e também pela Escola Bilíngue, onde estudam alunos surdos de Cascavel e cidades próximas, em turno e contraturno. A associação atua ainda na defesa e na garantia dos direitos socioassistenciais dos surdos em toda região Oeste do Paraná. A entidade é mantida com promoções, contribuições e doações da comunidade, e termos de colaboração com os governos estadual e municipal.

Serviço:
O que? Apresentação em Libras para marcar o Dia Nacional dos Surdos
Quando? Quinta-feira (26)
Horário: 13h30
Onde? Na praça de alimentação, no piso L2 do Cascavel JL Shopping