espaço do

ASSOCIADO

OS DILEMAS DA GRAVIDEZ NO BELLA CITTÀ SHOPPING

O evento Diálogos Bella Città discute os dilemas enfrentados pelas mulheres durante a gravidez

Dar à luz pode ser um processo longo, e durante todo esse tempo as mulheres enfrentam dilemas, que muitas vezes podem ser difíceis de serem ultrapassados. Na maternidade idealizada, admitir que existe um “lado B” é quase um tabu. As supermães se deparam com diversas inseguranças que envolvem a chegada de uma criança ao mundo, seja de maneira biológica ou por adoção.

Segundo especialistas, no início da gestação, as alterações hormonais são sentidas com maior intensidade nos três primeiros meses. É quando, bruscamente, as taxas de estrógeno e progesterona vão às alturas e a mulher precisa lidar com a grande novidade: há um bebê se desenvolvendo dentro dela. Isso nem sempre é sinônimo de felicidade instantânea.

Durante a gestação, o crescimento natural da barriga pode trazer mais alegria para o processo de gestação, por outro lado podem virar um tormento para as mães que estejam preocupadas com a forma física. Na reta final ainda tem a ansiedade e a irritação, que voltam a deixar as grávidas à flor da pele. Dúvidas em relação ao tipo de parto, distanciamento da vida sexual, problemas de comunicação com o parceiro, dificuldade para dormir, cansaço físico, lapsos de memória até mesmo diante de coisas corriqueiras do dia a dia e ainda a sensação de desespero que bate na última hora: será que ele vai nascer bem?

Depois do parto a nova mamãe ainda se depara novos desafios, como uma possível depressão pós-parto, passar noites em claro, aprender a amamentar, reconhecer diferentes choros. Mas ter um filho tem uma dificuldade adicional: o medo de perder o emprego e o retorno ao trabalho.

Porque eu tenho que deixar o meu bebê? Será que vou dar conta de trabalhar e cuidar de uma criança ao mesmo tempo? Será que vou permanecer com meu cargo ao voltar da licença-maternidade? Será que vou permanecer empregada em minha empresa? Essas são só algumas das questões que passam pelos pensamentos das inúmeras funcionárias que engravidam.

Com o objetivo de auxiliar mulheres a enfrentarem todos estes inúmeros desafios, o Bella Città Shopping promove nesta quarta-feira (14) o Diálogos Bella Città. O evento contará com a participação da Presidente do CDL e empresária Carina Sobiesiak, da psicóloga Dayani Croda Machado, da Master Choach Michele Daandels e da enfermeira, obstetra e doula Nilce Terezinha Zorzi. O diálogo acontece às 18:30, no 1º andar em frente a Loja Americanas.