espaço do

ASSOCIADO

Oficina de mangá será realizada para marcar o Dia da Imigração Japonesa

Artista vai expor trabalhos e dar dicas de desenho em atividade gratuita no Cascavel JL Shopping Só de escutar falar sobre eles já rola uma nostalgia em muita gente. Os desenhos japoneses fazem parte da infância, da adolescência e (por que não?) da vida adulta de muitas pessoas. O mangá é, originalmente, parte da cultura japonesa, mas ganhou fãs no mundo inteiro. As histórias em quadrinhos cheias de personagens bem característicos e sua forma de leitura (de trás para frente) geram curiosidade e interesse.

E quem gosta não só de lê-los, mas está a fim de aprender a criá-los também, não pode perder esta oportunidade: nesta terça-feira (18), o Cascavel JL Shopping recebe o artista Gustavo Cardoso Melo, que vai ministrar uma oficina de mangá, ensinando as técnicas de desenho para o público a partir de nove anos, dando dicas tanto para quem nunca desenhou quanto para pessoas que já entendem mais do assunto.

O professor se interessou por esse universo quando ainda era criança, começou a desenhar por influência de um amigo e foi se especializando nessa arte. “Isso começou aos 11 anos, quando um amigo que desenhava e, na mesma época, tinha uma revista chamada Heróis do Futuro dava dicas de desenho, e nunca mais parei. Em 2007 entrei na faculdade de Licenciatura em Artes Visuais e em 2008 comecei a dar aula de mangá em casa e em alguns ateliers de arte da cidade. Em 2012 fiz Pós em Arte e Educação e também fui para Curitiba fazer diversos cursos de ilustração, anatomia, histórias em quadrinhos. Então de 2014 para cá, além das aulas de desenho tenho trabalhado também com histórias em quadrinhos como freelancer para o mercado internacional”, conta Gustavo, que é responsável pelo Studio Melo em Cascavel.

Quem quiser aprender um pouco mais, basta comparecer à atividade gratuita, que será promovida em homenagem ao Dia da Imigração Japonesa e vai acontecer entre 19h e 21h, no piso L2, em frente ao cinema. “Além do estímulo à leitura dos mangás, a produção artística trabalha com a criatividade, disciplina e senso crítico, além de trazer aos alunos o conhecimento de que dá para trabalhar com arte, dá para viver disso. O desenho é uma área que poucos sabem como entrar no mercado de trabalho e há muitas opções disponíveis”, detalha Gustavo.