De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 1.193 marcas inauguraram novas lojas em shoppings brasileiros no segundo trimestre de 2022. Segundo pesquisa realizada pela associação, o número representa um crescimento de 23% na comparação com o mesmo período do ano passado, que contou com 969 marcas abertas nos empreendimentos. Sobre o 1° trimestre deste ano, a alta foi de 34%. Este foi o terceiro melhor resultado da série histórica, ficando atrás apenas do registrado no terceiro e quarto trimestres de 2021, com 1.221 e 1.560 inaugurações.
Esse cenário se reflete no Raposo Shopping, localizado na zona oeste de São Paulo. Em 2021 foram 24 operações abertas e, neste ano, já são 14 novas lojas e mais três que serão inauguradas entre novembro e dezembro (Sports Sales, DiiParis e Casual Men).
Os segmentos que mais se destacaram em termos de expansão nos shoppings foram: alimentação e bebidas, ao reunir 26% das marcas. Foi deste segmento, inclusive, um dos destaques no Raposo Shopping: o restaurante Mania de Churrasco Prime Steak & Burger, que já está com contrato assinado para inauguração em janeiro de 2023. O local terá com 400m² (área externa com mesas e playground).
Em seguida, destacam os segmentos de vestuário (19%); calçados (6%); artigos para o lar, decoração e presentes (6%); serviços estéticos (4%); perfumaria e cosméticos (4%); acessórios (4%); relojoaria e joalheria (4%); entretenimento (4%); artigos esportivos (3%) e telefonia e acessórios (2%). No Raposo Shopping as inaugurações foram: Art Walk, Donna Lindú, Império Nosso Bicho e Livrarias Prime, no piso Raposo, e Brasil Cacau, Comfort House Móveis e Decorações, Esmalteria Turquesa, Ikan, Laser Fast, Mister Skeik, Mundo Animal e Woman, no piso São Paulo. Além disso, foram reinauguradas quatro lojas: Polo Club, no piso São Paulo, e Clube Melissa, Its Fashion e Kings Sneakers, no piso Raposo.
Segundo a gerente de marketing do Raposo Shopping, Erika Oliveira, as expectativas são ainda mais otimistas para o final do ano com a chegada da Black Friday e o Natal, considerada a data mais importante do varejo, somada à injeção de capital com o pagamento do décimo terceiro salário. “Aliado a um mix de loja diversificado, preparamos uma programação completa de Natal para toda a família, com um evento especial para chegada do Papai Noel, atrações gratuitas, promoção e muitas surpresas para atender à demanda do público que pretende começar a fazer as compras de Natal já a partir deste mês”, diz a gerente.
A expectativa é confirmada por um estudo divulgado pela Sensormatic Solutions – portfólio líder global de soluções de varejo da Johnson Controls – que mostra que a maioria dos brasileiros planeja começar a comprar presentes de Natal em novembro. A decisão é afetada principalmente por preço (85%), promoções (32%) e disponibilidade de produtos (30%). As previsões são baseadas nas respostas de 1.664 consumidores na América Latina (Brasil, Chile, Colômbia e México), com 18 anos ou mais, coletadas entre os dias 5 e 15 de setembro de 2022.
Segundo dados da Associação Brasileira do Varejo (ABV), essas datas comemorativas devem aumentar as vendas em 12%, em comparação às do primeiro semestre, além de injetar mais de R$ 20 bilhões na economia. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera um crescimento de 7,9% em relação ao faturamento de 2014, ano em que o Brasil foi sede da Copa.