espaço do

ASSOCIADO

No Dia Mundial do Meio Ambiente, CenterVale Shopping promove ação de conscientização

Centro comercial possui mais de 20 iniciativas de responsabilidade ambiental

São José dos Campos, 4 de junho de 2019 – Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente vai contar com uma ação especial no CenterVale Shopping. Os clientes que visitarem o estabelecimento ao longo do dia ganharão um kit sustentável (enquanto durarem os estoques), composto por uma muda de hortaliça e uma barra de sabão fabricada no próprio shopping, por meio do projeto de reciclagem do óleo usado em seus restaurantes.

De acordo com o gerente de Operações, Julio Ferreira, o objetivo é conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância da preservação dos recursos naturais. “A partir de ações como essa, o shopping ressalta seu compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida da sociedade, sendo um grande diferencial dos demais centros comerciais da região”, garante.

Com capacidade para produzir cerca de cinco mil pedras de sabão por mês, a Fábrica de Sabão foi criada em 2002 para mobilizar os lojistas a descartarem corretamente os resíduos gerados nas operações de alimentação. De toda a produção, 38% das pedras são vendidas; 29% retornam para os lojistas como incentivo para a manutenção do projeto; 19% vão para funcionários do shopping; e 14% para o programa de visitas Escola Ambiental.

Responsabilidade ambiental – Primeiro grande centro de compras do Vale do Paraíba e pioneiro no desenvolvimento de iniciativas de sustentabilidade na região, o CenterVale Shopping possui mais de 20 projetos que reforçam o seu pilar de responsabilidade ambiental. Recentemente, o centro comercial instalou o projeto piloto de um Minhocário, com o intuito de reduzir a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário.

“Com o tempo, a ideia é que o composto e o chorume gerados pelo Minhocário possam ser usados para adubar os jardins e a horta do empreendimento. Para isso, foram realizados treinamentos com as operações de alimentação e implementada uma coleta específica para os restos de comida. Como o projeto ainda está em fase inicial, uma parte dos resíduos coletados vai para o Minhocário, e a maioria é destinada para o sistema de Compostagem Acelerada, que transforma os restos de comida em adubo em 24 horas”, finaliza.

O shopping conta ainda com uma Composteira Natural, parte de uma das metas do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos). Os resíduos de podas e aparas de jardim dos canteiros paisagísticos do empreendimento são compostados naturalmente e transformados em substrato para a horta. O projeto, além de servir de inspiração para lojistas e colaboradores, dá origem a oficinas de horta e tem parte do substrato doado para a Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Serviço:

Dia Mundial do Meio Ambiente

Data: 5 de junho de 2019

Local: CenterVale Shopping

Endereço: Av. Dep. Benedito Matarazzo, 9403 – Jardim Oswaldo Cruz – São José dos Campos/SP

Sobre o CenterVale Shopping

Inaugurado em 28 de maio de 1987, em São José dos Campos, é um dos shoppings mais tradicionais do Vale do Paraíba, sendo o primeiro grande centro comercial da região que alia tradição e vanguarda, inovando cada vez mais o seu conceito de moda, entretenimento e serviços. Com mais de 240 lojas em aproximadamente 48 mil m², o CenterVale recebe uma média de 10 milhões de pessoas por ano e movimenta mais de R$600 milhões em vendas anuais. A localização privilegiada, a presença de marcas exclusivas, as mais de 23 iniciativas de sustentabilidade e as ações de entretenimento realizadas mês a mês fazem com que o CenterVale Shopping tenha um vínculo emocional com o público que o torna único em sua essência.

Informações à Imprensa

Alameda Comunicação

Lucas Carvalho – lucas@alamedacom.com.br 

Enio Machado – enio@alamedacom.com.br

Pasquarelli Junior – junior@alamedacom.com.br

Tel.: 12 3923-9818/12 9.9103-2830