espaço do

ASSOCIADO

No Dia da Árvore, Goiabeiras Shopping lança espaço sustentável com distribuição de mudas

O Dia da Árvore, comemorado nesta segunda-feira, 21 de setembro, foi escolhido para o lançamento do Goiabeiras Sustentável, no Goiabeiras Shopping. O espaço será utilizado para ações de valorização e cuidados com o meio ambiente. Como primeira atividade, o mall está doando mudas frutíferas e nativas de Ipês (amarelo, roxo), Pitanga, Goiaba, Pitomba, dentre outras espécies de pequeno, médio e grande porte aos clientes e visitantes.

O Goiabeiras Sustentável está localizado no primeiro piso, ao lado da loja Capodarte, e durante um mês as mudas podem ser retiradas no local. Como complemento da ação, o shopping realizou uma live no dia 21 de setembro sobre “Arborização Urbana com o Projeto Verde Novo”, com Rosiani Carnaíba, engenheira florestal do Instituto Ação Verde, e Bruna Zeni, engenheira Civil e coordenadora-executiva do projeto Verde Novo.

A gerente de Marketing do shopping, Aline Ferraz, ressalta que o Goiabeiras Sustentável é uma forma de conscientizar clientes e lojistas sobre a importância da preservação das árvores e das florestas. “Devemos nos preocupar em preservar o meio ambiente como um todo, lembrando a todos dessa riqueza ambiental que nós temos e necessitamos”, enfatizou.

A entrega de mudas é uma iniciativa em parceria com o projeto Verde Novo, idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), do Poder Judiciário de Mato Grosso, que promove desde 2017 ações de conscientização socioambiental voltadas à população da baixada cuiabana.“Nosso objetivo é estar mais perto da população, esclarecendo dúvidas e desmistificando mitos de que árvores destroem calçadas, sujam os quintais com as folhas. Nós orientamos sobre as formas de plantio, sobre as espécies apropriadas para cada caso, sobre o cuidado que a árvore requer”, explica Bruna Zeni.

Segundo ela, o projeto visa arborizar Cuiabá, promovendo a conscientização e o envolvimento da população, através da distribuição de mudas e plantio em avenidas, parques e praças. “Com três anos de projeto já chegamos a 82 mil árvores, entre plantadas e distribuídas”, aponta. A ação conta com a parceria de empresas privadas que realizam as doações das mudas gratuitamente ao projeto, que por sua vez, fica responsável pela distribuição e plantio.

“Para nós é uma satisfação enorme quando uma empresa como o Goiabeiras Shopping demonstra preocupação com o meio ambiente e realiza essas ações. É muito importante o envolvimento das empresas na conscientização e preservação da natureza”, reitera Bruna.Ela ressalta que uma árvore tem inúmeros benefícios, promove a redução da sensação térmica e o aumento da umidade relativa do ar, o que para Cuiabá e região, são muito bem-vindos.