espaço do

ASSOCIADO

Jovens participam de gincana em prol do meio ambiente

Ação do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social faz referência ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio;

Na imagem, jovens do IJCPM participaram da ação Jogando Limpo com a Praia, em junho de 2018

A fim de promover um dia a dia mais sustentável e o engajamento no desafio de cuidar do planeta, os jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM participam da Gincana da Reciclagem, até o dia 23 de maio. A ação faz referência ao Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio. A iniciativa vai envolver aproximadamente 250 participantes que têm como missão arrecadar garrafas PET e latas de alumínio limpas e secas, ideal para a reciclagem.

Entre os dias 13 e 16 de maio, os jovens do IJCPM do Salvador Shopping se engajam na mobilização. Já de 20 a 22 de maio, será a vez dos estudantes do Salvador Norte Shopping. No entanto, todos os jovens receberão um brinde simbólico de participação, respectivamente nos dias 17 e 23 de maio. A meta é arrecadar 7,2 mil unidades dos materiais, que serão destinados ao projeto Lacre do Bem – iniciativa que recolhe anéis de latas e trocados por cadeiras de roda para instituições sociais – e para a Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava – CAEC, que realiza o descarte adequado dos itens e gera trabalho e renda para mais de cem família.

O Instituto já possui no seu DNA práticas sustentáveis, que são disseminadas pelo Grupo JCPM, que preparou um Manifesto de Sustentabilidade para reger as ações. “A juventude já lida com esse tema diariamente. Agora, estamos promovendo a construção de um cuidado individual do jovem, já que leva o assunto para sua família, seu grupo de amigos e mobiliza a comunidade quando aceita o desafio de participar da gincana. Além disso, estamos trabalhando a vertente educacional, já que os materiais precisam estar limpos e secos, o que leva a comunidade a entender que precisa tratar o resíduo sólido que vai ser descartado”, pontua Laise Lessa, coordenadora de Projetos Sociais do Instituto JCPM de Compromisso Social.

Dentro do Salvador Shopping (Praça de Serviços – Piso G1) e Salvador Norte Shopping (Centro de Serviços – Piso G1) outras práticas demonstram a preocupação e a responsabilidade socioambiental disseminada pelo Grupo JCPM. Nos locais, os clientes têm à disposição lixeiras de coleta seletiva e caixas coletoras específicas para resíduos eletrônicos como celulares, mouses e controles remotos, além de jornais, revistas, pilhas, baterias, óleo de cozinha e lubrificante, estimulando a destinação adequada. Essas ações resultam, aproximadamente, na reciclagem de 30% dos resíduos gerados nos empreendimentos.

Instituto JCPM – Possui mais de 11 anos de atuação e seis unidades distribuídas em quatro estados: Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe. Atualmente, realiza mais de 5 mil atendimentos ao ano, com atuação entre os jovens de 16 a 24 anos, que cursam ou concluíram o Ensino Médio em escola pública. Outro pré-requisito é morar no entorno dos empreendimentos mantidos pelo Grupo JCPM – na capital baiana, o Instituto do Salvador Shopping contempla os bairros de Pernambués, Boca do Rio e Saramandaia, enquanto a unidade do Salvador Norte Shopping atende as comunidades de São Cristóvão, Cassange e Jardim das Margaridas.Saiba mais: www.ijcpm.com.br.