espaço do

ASSOCIADO

“Hora do Mamaço” ganha oitava edição neste domingo, dia 4

Evento nacional de amamentação simultânea celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno em encontro lúdico

Para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Hora do Mamaço ganha sua oitava edição dia 4 de agosto (domingo), a partir das 15h30, no Salvador Shopping. O evento reúne mães e filhos para uma roda de conversa que aborda diferentes formas de mobilizar a sociedade para ampliar a proteção social parental, promovendo a igualdade de gênero para apoiar a amamentação.

O encontro acontece na escadaria da Praça Central (Piso L1), em clima lúdico, com participação do Grupo Espaço Musical. A iniciativa é organizada desde 2012 por Tarsila Leão, psicóloga, doula e assessora em amamentação. Ela traz para o encontro sua experiência à frente da clínica A Mama, especializada em ações que visam acolher e aconselhar mulheres para a promoção, proteção e apoio ao ato de amamentar.

A ação reproduz em Salvador o desafio proposto há sete anos pelo grupo Aleitamento Materno Solidário (AMS Brasil) para que as mães brasileiras amamentassem seus filhos no mesmo dia e horário. A inspiração veio da França, quando, ainda em 2006, mulheres resolveram se   reunir para amamentar seus filhos de forma simultânea em um encontro nacional, dando origem à expressão “mamaço”.

Em 2018, o evento contou com a adesão de mais de 70 cidades e a organização espera superar o número este ano. A programação se alinha à Semana Mundial do Aleitamento Materno, criada em 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), com apoio da OMS e UNICEF, que tem como tema “Empoderar mães e pais, favorecer a Amamentação: hoje e para o futuro”.

SERVIÇO – Hora do Mamaço

Quando: 4 de agosto (domingo), a partir das 15h30

Onde: Salvador Shopping (Escadaria da Praça Central – Piso L1)

Acesso gratuito