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Hands Mobile firma parceria com duas consultorias para levar cultura de dados a shoppings

De olho na transformação digital do mundo dos shoppings, a Hands Mobile se uniu à DeepDive e à Fronte, consultorias especializadas no setor, para oferecer uma melhor ferramenta de análise de comportamento do consumidor específico para o segmento: o Farol do Varejo. A ideia é unir a expertise dos dados móveis à experiência de executivos especialistas para levar uma ferramenta capaz de mudar o jogo para os shoppings.

A Deep Dive é uma consultoria com expertise em varejo e shoppings, que já atuou junto a clientes como a Aliansce Sonae e  Grupo JCPM, passará a utilizar o Farol do Varejo para melhorar diagnósticos e oferecer soluções mais assertivas aos varejistas. Já a Fronte é um instituto de pesquisa especializado em estudos de estratégia e potencial de mercado para shopping center e varejo.

“Conhecer o cliente a partir de dados móveis será essencial para os shoppings a partir de agora, serão os dados os criadores da mudança no setor”, afirmou João Pedro do Val, head de novos negócios da Hands Mobile. 

Com a aceleração do uso do delivery por parte dos consumidores durante a quarentena e o relaxamento parcial das regras de isolamento social em parte do Brasil, o setor de shoppings passa por um momento chave para abraçar de vez a inovação, diz Laureane Cavalcanti, sócia da DeepDive e executiva com 20 anos de experiência na gerência de grandes empresas de shopping como a Aliansce Sonae. Ser capaz de adotar uma cultura de dados e de inovação, que antes não era tratado como prioridade, agora virou vital para o segmento.

Para absorver o melhor do mundo digital, de lojas online e omnichannel, os shoppings precisam ter acesso à inteligência de dados e a um novo mindset – exatamente como os players digitais. “Queremos munir os shoppings de algumas ferramentas para ajudá-los a navegar esse momento de mudanças, e o Farol do Varejo é uma delas. O Farol oferece, em tempo real, o entendimento do que está acontecendo com o cliente, com informações que ajudam a tomar decisões mais estratégicas”, comenta Tatiane Villela, sócia da DeepDive. 

“Até hoje, o real estate nunca teve acesso ao tipo de informação que o Farol do Varejo dá, e é possível oferecer mais informações, tanto para os donos de shopping, como para os varejistas e para os acionistas. Com base nos insumos do Farol, é possível obter dados quentes para fazer melhores estratégias, como também falar com o cliente”. 

“O diferencial dos shoppings está para a análise de dado para geração de insights acionáveis – ou seja, ver o dado e conseguir de fato, transformar em estratégia ou em análise. O Farol pode mostrar uma alternativa para responder a questões dos shoppings”, comenta a sócia da Fronte, Juliana Piai. 

De acordo com do Val, O Farol do Varejo será ainda mais relevante para o segmento de shoppings quando usado por especialistas no setor, já que conseguirá unir os dados à capacidade de análise e de resolução de problemas próprios do setor. 

Farol do Varejo

Chamado de “dashboard do futuro” por Laureane Cavalcanti, o Farol do Varejo oferece uma visão dos clientes de shoppings a partir dos dados móveis, e dá um termômetro em tempo real do tráfego de pessoas, tanto nos estabelecimentos, quanto pelas ruas e em outras lojas. “Estamos entregando para os shoppings um dado ao qual ele nunca teve acesso, é a primeira oportunidade que ele terá de enxergar essa informação e entender o que acontece com o seu cliente quando ele está fora do shopping”, afirma Villela. 

O Farol do Varejo dá a chance dos empresários de shopping e lojistas entenderem o comportamento do seu cliente cativo – e também de entender quando e para onde vai o cliente que deixou de ir em seu estabelecimento. “O shopping pode conhecer o consumidor dele fora do seu ambiente. Isso estende o universo do varejista, faz ele não só olhar para dentro”, diz Andaira Lopes. sócia da DeepDive. 

“Os shoppings costumam usar três relógios: um do fluxo de visitantes,outro da venda e outro da receita. Com o Farol do Varejo, estamos entregando um painel com dados complementares, de inteligência: antes eram dados focados exclusivamente na performance, agora apoiam na criação de relacionamento e recorrência”, comentou Laureane. Ela ainda acrescenta que, com o dashboard do Farol do Varejo, há possibilidade do empreendedor de shopping agir de maneira imediata, como fazem as startups. 

“Para o shopping será crucial aprofundar o entendimento do comportamento do seu cliente: entender o que ele faz quando sai do shopping, se ele vai para a casa, se vai para outro lugar, quais outros lugares que ele vai. Se ele se basear apenas nas perguntas, vai ter apenas a fotografia. O bom é que com o Farol do Varejo é possível montar um filme desse usuário e entendê-lo ao longo da sua jornada”,afirmou Fábio Caldas, sócio da Fronte.

 

Marketplace e o poder dos dados

A quarentena empurrou as pessoas para os serviços de delivery, e esse é um hábito que impactará na realidade dos shoppings, porém o uso de dados pode, segundo Laureane, fazer essa transformação ser positiva para os estabelecimentos. “A localização é uma grande força dos shoppings e, no omnichannel, ele pode virar um novo ponto de distribuição. O shopping está mais próximo, ele é a “best mile” para o consumidor”, disse ela.

A inteligência de dados que o Farol do Varejo oferece, segundo Villela, poderá servir como um produto para os shoppings no futuro pós-covid. “Existe uma transformação acontecendo no mundo dos shoppings. O crescimento das compras online provocou uma mudança na relação entre shoppings e lojistas. Nesse contexto, mais do que oferecer um espaço confortável e seguro, os shoppings devem se utilizar da inteligência de mercado e de dados como diferencial nessa relação”, comenta Tatiane Villela.

Sobre a Hands Mobile

A Hands Mobile é uma empresa de tecnologia com foco em inteligência de dados e ativação mobile. Através de plataforma proprietária, implementada em Operadoras, Fabricantes de Smartphones e Premium Apps, capturamos, enriquecemos, analisamos e clusterizamos dados de dispositivos móveis com foco em identificar perfis comportamentais para gerar insights de negócios ou ativação de mídia com formatos exclusivos como Push Notifications e Inbox Messages. 

Sobre a Deep Dive

A DeepDive é uma consultoria estratégica de inovação, com expertise em varejo e Shopping Centers, que entrega soluções objetivas e de alto impacto, ajudando empresas a navegarem os desafios de um mundo em constante mudança, ao mesmo tempo que geram valor compartilhado.

Sobre a Fronte

Pesquisa feita por quem vive o varejo: este é o diferencial da Fronte pesquisa. Uma empresa especializada em estudos de comportamento e potencial de mercado para shopping e varejo. Liderada por profissionais com larga experiência do ramo, que já estudaram mais de 3 mil pontos comerciais e 600 cidades brasileiras.

Informações para a imprensa
Camila de Lira – camila.lira@hands.com.br