espaço do

ASSOCIADO

Fusão cria a Aliansce Sonae: líder no mercado de shopping centers

A maior administradora de shopping centers do país começa a operar amanhã, 6 de agosto. A Aliansce Sonae Shopping Centers S/A, fruto da fusão da Aliansce Shopping Centers com a Sonae Sierra Brasil, assume a liderança do mercado nacional, com um portfólio diversificado de 40 shoppings, presentes em 12 estados e no Distrito Federal. A nova empresa soma mais de 1,4 milhão de m² de Área Bruta Locável (ABL) e reúne cerca de 7 mil lojistas.

Rafael Sales assume o cargo de diretor presidente da Aliansce Sonae.  Com ele, um time formado por executivos de ambas as companhias dará sequência à estratégia de negócios, que visa reforçar a excelência dos serviços e priorizar empreendimentos dominantes e em mercados com forte potencial de consumo.

“A concretização da fusão representa o mais significativo passo estratégico já dado na história da indústria de shopping centers no Brasil. O nosso propósito é oferecer aos nossos clientes experiências únicas e serviços completos, suportando lojistas e parceiros para uma melhor performance em suas atividades”, comenta o novo CEO. “Apostamos na união de talentos dos dois times para potencializar as oportunidades de negócios em todo o país”, completa.

A aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) foi feita sem restrições, o que atesta a complementariedade dos negócios, e os acionistas da antiga Aliansce e Sonae Sierra Brasil também validaram a associação em Assembleia Geral Extraordinária (AGE). O controle da Companhia é composto por quatro acionistas principais, detentores da maioria do capital: CPPIB (Canada Pension Plan Investment Board), Renato Rique, OFO (Grupo Otto) e Sonae Sierra SGPS. A participação final na empresa combinada é de 67,9% para os acionistas da Aliansce e de 32,1% para os acionistas da Sonae Sierra Brasil.  A companhia seguirá listada no Novo Mercado da B3, sob o código ALSO3.

A combinação de maior escala e um portfólio mais diversificado devem favorecer a alavancagem operacional da Aliansce Sonae, que nasce com uma estrutura de capital e posição de caixa robustas e dívidas estruturadas. Na área financeira, são estimadas sinergias decorrentes da fusão entre R$ 55 milhões e R$ 70 milhões por ano. A expectativa é que 75% desse resultado seja alcançado até 2022.

Os lojistas da Aliansce Sonae também devem colher os frutos dessa união. “O fortalecimento da diversificação geográfica e a capilaridade da companhia também vão impulsionar a geração de valor e de oportunidades para lojistas, atrair âncoras e diferentes parceiros”, avalia o presidente da Aliansce Sonae.

“Neste primeiro momento, estamos focados na integração das equipes e processos e na captura das sinergias, mas analisando oportunidades em diversas frentes. O crescimento sustentável e a inovação seguem com força na cultura da Aliansce Sonae”, finaliza Sales.

Sobre a Aliansce Sonae Shopping Centers:

A Aliansce Sonae é a líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do país. Fruto da fusão entre Aliansce e a Sonae Sierra Brasil, o portfólio da Companhia inclui a participação em 29 shopping centers e a administração de 11 empreendimentos de terceiros.