espaço do

ASSOCIADO

Exposições de arte no Smart Mall Facens celebram a inclusão de pessoas com deficiência

Duas exposições fotográficas com a temática podem ser vistas até 29/09 nesse espaço interativo no Pátio Cianê Shopping

Sorocaba, 25 de setembro de 2019 – Para comemorar a Semana Municipal da Inclusão e de Luta da Pessoa com Deficiência, o Pátio Cianê Shopping está apresentando duas exposições fotográficas em que as temáticas colocam no centro das atenções as pessoas com deficiências.

Uma delas é a “Olhar Sensível”, projeto que envolveu a participação de um colaborador da Facens, Antonio Barbero, a partir de uma iniciativa do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), com foco artístico e de inclusão de pessoas com deficiência visual. Teco, como é conhecido o funcionário da Facens, tem baixa visão e ensinou vários participantes do projeto as técnicas para fotografar sem o uso da visão, sob a coordenação da artista plástica Silvana Sarti. Contanto também com a parceria do Centro Universitário Facens, as imagens foram reproduzidas em impressões em alto relevo, desenvolvidas pelo Fab Lab, o que oferece a oportunidade para que deficientes visuais também tenham a experiência de conhecer a expressão artística das imagens. Na exposição, qualquer pessoa que quiser pode utilizar uma venda nos olhos e ter uma vivência próxima à das pessoas sem o sentido da visão.

Cristina Delagnese, presidente do Macs, lembra que o projeto ganhou o prêmio internacional Ibermuseus e que a ideia foi posta em prátca com o apoio da Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac). “Trazer essa exposição para o Pátio Cianê é uma forma de ampliar e democratizar o seu alcance, uma vez que passam por aqui milhares de pessoas todos os dias. Esse projeto é também uma das iniciativas do museu de engajar o público de forma mais participativa e aumentar a acessibilidade à arte”, diz Cristina.

Um olhar amoroso

A outra exposição que divide o espaço traz uma mostra de fotos do projeto SonShine (em português, “filho iluminado”). Ele surgiu por iniciativa da fotógrafa Cinthia Gambaro, que teve a ideia de mostrar de outra forma, mais amorosa, a relação da família com filhos com alguma deficiência. “Eu via que o olhar das pessoas era muitas vezes de pena. Mas eu tenho uma filha que me dá também muitas alegrias e tive vontade de expor essa relação carinhosa entre pais e filhos de uma forma saudável e feliz. Então, comecei a fotografar esses momentos em casa e a fazer isso com outras famílias. Mais de 500 pessoas já passaram pelo projeto”, conta Cinthia.

As duas exposições foram levadas para o Smart Mall Facens com a ajuda da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), que busca conscientizar a população sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência, fazendo valer a lei municipal que instituiu a data.

Exposições “Olhar Sensível” e “Projeto Son Shine”

Onde: no Smart Mall Facens, Bloco B, 2º andar

De segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h

Entrada: gratuita

Imagens em alta resolução: https://www.dropbox.com/sh/l51fgzpaizt0c7q/AABKsmc7CzNoZHUxDJh-QLpva?dl=0