espaço do

ASSOCIADO

Exposição ‘Fantástico Mundo Marinho’ chega ao Norte Shopping

 

Repleto de criaturas gigantes e minúsculas, coloridas e camufladas, carnívoras ou herbívoras, o ecossistema do mundo marinho é o tema da próxima atração do Norte Shopping. Esses animais pouco acessíveis, mas que encantam a todos fazem parte da exposição gratuita ‘Fantástico Mundo Marinho’, que abre ao público neste sábado (dia 7). Os visitantes poderão observar diversas espécies marinhas robotizadas até o dia 12 de abril, na entrada principal e em diferentes pontos do shopping.  

 

O projeto trazido pela Smart Mix Brasil foi desenvolvido por biólogos marinhos para que as características de cada espécie fossem respeitadas. Engenheiros e artistas plásticos chineses foram responsáveis por executar os projetos das representações de cada animal que compõe o acervo. As esculturas são robotizadas, reproduzem sons e movimentos diversos, tudo isso cercado por uma cenografia que reproduz o ambiente marinho e traz o público ainda mais para perto deste verdadeiro mergulho ao universo do fundo do mar.

 

Na exposição ‘Fantástico Mundo Marinho’ estarão presentes vários animais marinhos populares dos clássicos infantis, como o peixe-palhaço (Nemo) e o cirurgião-patela (Dory) do filme de animação ‘Procurando Nemo’. Além deles, outros seres dos mares estarão expostos: o tubarão-baleia, o caranguejo, a baleia cachalote, a tartaruga-de-couro e tantos outros. Alguns dos animais chegam a ter até 12 metros de comprimento. 

 

Uma área interativa vai deixar ainda mais divertido o passeio pela exposição, que contará com oficinas de atividades e de colorir, jogo da memória, escorregador em formato de baleia e totem para fazer fotos. O horário de funcionamento será de segunda a sexta, das 12h às 20h; sábado, das 10h às 20h; e domingo e feriado, das 14h às 20h. O espaço terá entrada gratuita e a classificação é livre, com exceção do escorregador (limite de 12 anos).

 

Conheça alguns animais da exposição Fantástico Mundo Marinho:

 

Tubarão-baleia – Com porte e coloração notáveis, representa a maior espécie de peixe do mundo. Entretanto, de assustador, este gigante não tem nada: ao contrário da maioria das espécies, o tubarão-baleia atua como um filtrador, alimentando-se de plâncton e pequenos peixes como anchovas e sardinhas. Quando adulto pode pesar até 19 toneladas. Este peixe pode ser encontrado em águas rasas e profundas, especialmente na linha de costa de países como México, Austrália e Filipinas.

 

Peixe-palhaço – Este é um peixe de água salgada encontrado nas regiões de água morna do Oceano Pacífico. É conhecido pela relação que possui com as anêmonas-do-mar. Resistentes ao muco que 10 espécies desses invertebrados soltam, eles acabaram estabelecendo uma relação de protocooperação: a anêmona gera um abrigo salvo de predadores para o Peixe-palhaço e ele, por sua vez, alimenta a anêmona com a sobra de seus alimentos. É exatamente por isso que cardumes desse peixe costumam ser encontrados nos recifes de corais, onde vivem as anêmonas. 

 

Cirurgião-patela – É uma espécie de peixe marinho com características peculiares e é encontrado facilmente nas águas salgadas ao longo do Pacífico. Com pele dura e cheia de pequenas escamas pelo dorso, o cirurgião tem pelo menos um par de lâminas afiadas na base de sua barbatana da cauda, que servem para defesa e ataque. Diferente do azul royal do corpo, a cauda é de cor amarela.

 

Baleia-cachalote – É considerado o maior mamífero com dentes a habitar o planeta Terra. Os machos desta espécie podem alcançar até 20 metros de comprimento e pesar até 45 toneladas, enquanto as fêmeas, geralmente menores, atingem 17 metros e peso de 14 toneladas. Entre suas principais características pode-se citar sua enorme cabeça, que representa até 35% de sua superfície corporal, e seu cérebro, o maior em tamanho já registrado para um animal vivo.

 

Tartaruga-de-couro – É a maior espécie de tartaruga marinha, por isso é também conhecida como tartaruga gigante. Sua carapaça, também conhecida como casco, possui a coloração preta ou cinza com pequenas manchas brancas. A textura e aparência assemelha-se com couro, daí o nome da espécie. Chegam a pesar até 700 quilos. Ela habita os oceanos tropicais e temperados de todo o mundo.

 

Agende-se

O quê: O Fantástico Mundo Marinho

Quando: Abre sábado (dia 7 de março). Visitação: diariamente, das 10h às 22h. Até dia 12 de abril

Onde: Norte Shopping, na entrada principal e em diversos pontos do mall

Quanto: Entrada gratuita