espaço do

ASSOCIADO

Shopping Jaraguá é premiado pela Abrasce por projeto de sustentabilidade

O Shopping Jaraguá acaba de receber o prêmio Abrasce 2021 na categoria Tecnologia Aplicada à Operação pelo projeto Abrace o Planeta, que desde 2019 dá a destinação adequada aos resíduos sólidos produzidos na unidade, reduzindo o impacto da destinação em aterros e proporcionando a geração de renda para cerca de 200 famílias. O Shopping Jaraguá ficou com o terceiro lugar na categoria, o que é considerado uma grande conquista para a unidade.

“Essa é a principal premiação do setor e concorremos com muitos projetos interessantes. Essa é uma conquista sensacional para nós enquanto marca, um incentivo enorme para que aprimoremos a cada dia o projeto Abrace o Planeta e desenvolvamos outros que possam nos proporcionar a mesma satisfação que estamos sentido agora”, afirma Douglas Borges, superintendente do Shopping Jaraguá.

O projeto Abrace o Planeta é, na prática, a destinação adequada (reciclagem, compostagem ou aterro) de todos os resíduos e rejeitos gerados no shopping por lojistas, funcionários e clientes durante o momento de consumo. Segundo Rafael Soares, gerente operacional e responsável pela implantação e condução do projeto, o sucesso do projeto é fruto do trabalho de conscientização e engajamento junto aos lojistas, essencialmente.

“Fizemos inúmeras campanhas com nossos clientes, mas conseguimos os melhores resultados junto aos lojistas. Não só orientamos, mas visitamos cada operação para ver como poderíamos separar o lixo sem impactar significativamente a rotina dele. O impacto deveria ser o resultado”, explica.

Além da consultoria junto aos lojistas, em especial os do setor de alimentação, o Shopping Jaraguá implantou lixeiras dedicadas, fez campanhas internas, abriu uma loja institucional para colocar o assunto em evidência e construiu uma horta onde é aplicado parte do adubo produzido e da qual sai parte das hortaliças consumidas na praça de alimentação. Ainda está prevista ações de educação ambiental com escolas.

Para o gerenciamento dos resíduos, o Shopping Jaraguá conta com a OSCIP Mundo Melhor (O2M). Segundo David Teixeira, que comanda a empresa, a otimização do tratamento dos recicláveis garante renda para 200 famílias da cooperativa Acacia. Já o tratamento dos orgânicos, permite a Minhocaria a potencializar suas atividades educacionais e de compostagem em toda a cidade.

Números

O projeto Abrace o Planeta foi lançamento oficialmente em setembro de 2019 depois que o piloto demonstrou resultados satisfatórios – em seis meses, cerca de 92 toneladas de resíduos orgânicos haviam sido transformadas em adubo e 211 toneladas de recicláveis haviam retornado para a cadeia.

Hoje, o projeto soma 627.410 toneladas de material reciclável reaproveitado e 251.340 toneladas de resíduo orgânico processado. Em termos percentuais, o Abrace o Planeta também tem resultados surpreendentes: o reaproveitamento de resíduos chegou a 93% nos primeiros seis meses desse- ou seja, de todo o lixo produzido no Shopping Jaraguá, apenas 7% vai para aterros.

“Eu desconheço um projeto com esses resultados em outro shopping brasileiro. O percentual de reaproveitamento nos Shopping Jaraguá é excepcional, surpreendente mesmo. Mas não é só isso. O impacto ambiental é enorme quando pensamos em cadeia”, finaliza Teixeira.

 

Serviço

Shopping Jaraguá Araraquara

Local: Av. Alberto Benassi, 2.270, Jardim dos Manacás – Araraquara

Fone (16) 3335-7286

www.shoppingjaragua.com.br

Estacionamento gratuito de segunda à sexta, com consumo mínimo de R$ 40, até às 15 horas.

 

Loja Sustentável – Abrace o Planeta

Aberta à visitação, a loja apresenta as iniciativas do Shopping Jaraguá para preservar o meio ambiente e recursos naturais do planeta. Em foco o projeto de gerenciamento de resíduos, que consiste na destinação adequada de todo o lixo produzido no estabelecimento –tanto por clientes quanto por funcionários e lojistas.

No corredor da Riachuelo, ao lado da Vivo.

Horário de funcionamento shopping.

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO