espaço do

ASSOCIADO

Evento “O futuro é colaborativo” é realizado na loja Musas Colab do Pátio Cianê

Roda de conversa, oficinas e show fazem parte da programação gratuita que será realizada neste sábado (14)


Sorocaba, 10 de dezembro de 2019 – A loja colaborativa da rede de mulheres Conexão Musas, situada no Pátio Cianê Shopping, promove, neste sábado (14), das 14h às 22h, o evento “O futuro é colaborativo”, para celebrar o fim de ano promovendo novas ideias.

Toda a programação é gratuita e conta com roda de conversa sobre espaços colaborativos em Sorocaba, economia criativa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU), além de oficinas de customização de jeans e show com a cantora Ananda Jacques.

O show será realizado na Praça de Alimentação do shopping e o restante da programação será na loja que está situada no Piso 1 do Bloco B, próximo à Marisa.

“Será um dia dedicado à criação de um futuro mais colaborativo. Pensamos em uma programação que dissemine novas ideias e crie redes abertas a todas e todos”, explica Raquel de Barros, idealizadora do projeto.

A Musas Colab é uma iniciativa da rede de mulheres Conexão Musas e foi inaugurada em outubro de 2019, no Pátio Cianê Shopping com o propósito de fortalecer os grupos que fazem parte dessa rede, em sua grande maioria composta por mulheres que passaram por situações de violência e que utilizam seus dons para a geração de renda, buscando desenvolver autonomia e autoestima.

Com isso, a loja é uma vitrine e um canal de vendas compartilhado por diferentes marcas que têm como base de sua produção o upcycle, técnica que tem como base a transformação de resíduos têxteis, que iriam para o lixo, em produtos com design e propósito.

Além disso, a loja contará, em breve, com serviços de costura e customização de roupas, como forma de disseminar a ideia do reaproveitamento criativo, um dos conceitos-chave desse projeto.

Os produtos disponíveis são confeccionados pelos coletivos: Nona Agulha, Meninas da Lua, Tropicalina, Nó Concreto, Sustenta aqui, Minno, Brechó Amado, Brechó das Margaridas, Dorcas de Sorocaba, Bordados Mani, Coletivo Empodera e Coletivo Tem Sentimento, Ju Dende, Afra Ateliê, Bazar Horizonte e Maysa Valerio, de São Paulo, Projeto Flores de Rua do Centro Dandara de Promotoras Legais – Mulheres em situação de Rua, Mãos que libertam, de São José dos Campos, Presente Vivo e Arvorecer, de Poços de Caldas  e  Instituto Padre Haroldo – Grupo Maria Cheia de Graças e Menino Chorão, de Campinas.

Programação

14h – Roda de conversa “Espaços Colaborativos em Sorocaba com Jardim Urbano e Loja Colaborativa do Bem

15h30 – Oficina “Customização em jeans” com Miriam Torquato

Necessário fazer inscrição: https://www.sympla.com.br/customizacao-em-jeans__727698  

17h – Roda de conversa “Novas Economias e ODS: Como a economia criativa, colaborativa e circular podem nos aproximar e contribuir, enquanto cidadãos para as metas do milênio” com Nathália Abdalla e Sofia Coelho Moreira

18h30 – Oficina “Tudo vira vaso” com Janaina Line

20h – Show com Ananda Jacques