espaço do

ASSOCIADO

Estudantes participam de feira de empreendedorismo no Minas Shopping

Evento, com entrada gratuita, será realizado no dia 29 de junho com alunos de 11 escolas de Belo Horizonte

Fundar uma empresa, captar acionistas e desenvolver produtos artesanais. Essas são algumas das atribuições dos mais de 200 jovens de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte que participam, neste ano, da feira Miniempresa. Os artigos desenvolvidos pelos estudantes serão apresentados, no dia 29 de junho, no Piso 2 do Minas Shopping, das 10h às 22h.

Entre os itens que estarão disponíveis na feira estarão quadros-cofres, perfumes, canudos de bambu e porta-celulares. Realizada desde 2003 em Minas Gerais, a Miniempresa é uma iniciativa da Junior Achievement (JAMG) e permite que os alunos tenham uma experiência na criação e operação de uma empresa, além de terem noções de economia e negócios. “O objetivo é oferecer aos estudantes uma experiência o mais próximo possível do que realmente é gerir uma empresa”, conta o gerente de operações da JAMG, Jonatan Mendes.

Segundo ele, os lucros obtidos com as vendas são destinados para ONGs e associações. “Os jovens precisam recolher impostos do faturamento que têm. Esses encargos são destinados a uma instituição de caridade que eles mesmos escolhem. Sugerimos que eles façam uma ação nesses locais, comprando algo de que eles precisam, por exemplo.”

Essa e a terceira edição da Miniempresa no Minas Shopping. “A cada edição que passa, nossas expectativas são melhores ainda. O Minas Shopping sempre abraça as nossas ideias e temos um avanço na qualidade dos produtos e no atendimento. Com esse incentivo, os alunos se sentem motivados e se dedicam cada vez mais”, afirma Mendes.

Para a gerente de Marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim, o evento é uma oportunidade de os alunos colocarem em prática o lado empreendedor em um ambiente de mercado real como um shopping center. “É um orgulho para o Minas Shopping contribuir para a realização de um evento como a feira Miniempresa, que fomenta o empreendedorismo entre jovens”, comenta.

Sobre o Miniempresa

O programa Miniempresa, da Junior Achievement, proporciona aos alunos a experiência prática em economia e negócios, na criação e operação de uma empresa. A organização gerida pelos jovens tem todos os parâmetros de uma empresa convencional, com áreas bem definidas de produção, finanças, recursos humanos, marketing e liderança.

O programa é realizado durante quatro meses. A empresa criada pelos alunos tem suas ações vendidas, de acordo com o capital inicial estipulado, e paga impostos em valores correspondentes aos mesmos valores pagos por empresas atuantes no mercado brasileiro. Ao final do programa, o valor dos impostos é revertido para uma instituição de caridade escolhida pelos alunos participantes.

Com a estrutura da organização pronta, eles aprendem a fazer o produto que será comercializado. Depois, expõem seus produtos em uma feira, que representa o auge dos negócios e a grande oportunidade que os estudantes têm de garantir o sucesso da organização e lucros para os acionistas. Ao final, é feito um balanço dos resultados, além da devolução do valor investido com rendimento para cada um dos acionistas, caso tenha havido, calculado de acordo com os lucros alcançados.

Serviço:

Feira Miniempresa

Local: Minas Shopping

Data: 29 de junho (sábado)

Horário: das 10h às 22h