espaço do

ASSOCIADO

São João: Shopping Recife monta exposição sobre Luiz Gonzaga e Santos Junino

Com parceria do Museu Cais do Sertão, montagem fica em cartaz entre 7 e 24 de junho na Praça de Eventos do centro de compras

Sinônimo de forró, fogos, fogueira e fartura de comida de milho, o mês de junho desperta tradições seculares em nosso Estado por meio das celebrações juninas. Um pedaço desse rico universo da cultura brasileira estará em cartaz no Shopping Recife, a partir da próxima segunda-feira (7) até o próximo dia 24, quando a Praça de Eventos no mall recebe duas exposições em torno do São João: uma dedicada a Luiz Gonzaga e outra sobre dos santos católicos padroeiros da época em uma ambientação inspirada no Pátio do Forró.

Com o acervo do Museu Cais do Sertão e espaço cênico remetendo aos famosos combogós do equipamento cultural, o espaço dedicado a Luiz Gonzaga reunirá réplicas da sanfona, da zabumba e do triângulo usados pelo artista, bem como do seu gibão– em uma versão especialmente confeccionada pelo artesão cearense Espedito Seleiro. O espaço trará ainda um boneco gigante do Rei do Baião, assinado por Silvio Botelho, e que compõe o acervo do Galo da Madrugada, e mais de 40 cubos com informações sobre Gonzagão.

Ao lado, em um cenário reproduzindo o Pátio do Forró, estarão expostas as bandeiras originais dos santos católicos considerados padroeiros do ciclo, e que são batizadas anualmente na tradicional Procissão dos Santos Juninos, promovida pela Prefeitura do Recife. Por lá, as flâmulas de Santo Antônio, São Pedro e São João, além de diversas curiosidades sobre eles.

“Com cenografias que embarcarão os visitantes em pontos de referência culturais de nosso Estado, queremos fazer um convite para o público entrar no clima especial da festa junina a partir dos estímulos sensoriais e do conhecimento que a cultura é capaz de promover, em uma programação gratuita e que pode ser vivenciada por toda a família”, destaca Renata Cavalcanti, gerente de Marketing do Shopping Recife.

Por meio da iniciativa, o secretário de Turismo do Pernambuco destaca o ponto de contato com a cultura e com o turismo do Estado que o centro de compras desempenha. “O Shopping Recife é parceiro antigo do Turismo de Pernambuco. O centro conta com uma unidade do Centro de Atendimento ao Turista e agora presta esta homenagem tão bonita ao Cais do Sertão, que é um dos equipamentos mais importantes do Estado. A cultura sertaneja está muito bem representada no São João Cultural do Shopping”, complementa.

Nós utilizamos cookies para analisar e melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao navegar pelo site, você concorda com este monitoramento e o uso de cookies. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.

TOPO